Metrô de São Paulo é premiado por ações de combate à violência contra a mulher
Publicado em: 25 de junho de 2024
Empresa levou o prêmio da categoria Iniciativas Públicas que Inovam e Transformam do Parque da Mobilidade Urbana 2024
GUILHERME STRABELLI
O Metrô de São Paulo foi reconhecido no Parque da Mobilidade Urbana 2024 ao ser premiado na categoria Iniciativas Públicas que Inovam e Transformam. O prêmio é referente ao combate à violência contra as mulheres.
A premiação é uma iniciativa da plataforma Connected Smart Cities em parceria com o Mobilidade Estadão e Urucuia Inteligência em Mobilidade Urbana e tem como objetivo identificar e exaltar iniciativas que promovem mobilidade urbana sustentável segura e inclusiva no Brasil.
A empresa apresentou as aões que foram implementadas desde 2015 e que seguem em curso para combater casos de importunação sexual nos trens e estações. Dentre as campanhas citadas, o destaque foi para a “Você Não Está Sozinha – Juntos Podemos Parar o Abuso nos Transportes – Importunação Aqui Não”. Também foi destacado o papel do Metrô na mudança da legislação que criou a tipificação penal do abusador.
Além do foco na comunicação, as iniciativas abrangeram a preparação dos funcionários para acolher mulheres que passaram por casos de importunação dentro e fora do sistema. Foram destacadas o atendimento humanizado, respeito e qualificado das equipes operativas. Os Postos Avançados de Atendimento à Mulher Vítima de Violência nas estações Santa Cecília e Luz também fazem parte dessa infraestrutura.
Guilherme Strabelli, para o Diário do Transporte

