Empresa assume transportes na cidade do interior paulista a partir de julho no lugar da TUPi (TransAcreana)
ADAMO BAZANI
A fabricante de carrocerias de ônibus de Cascavel (PR), Mascarello, anunciou a venda de 55 unidades do modelo GranVia 2024, para as operações da empresa Rápido Sumaré, do Grupo Belarmino, em Piracicaba, no interior paulista.
A imagem divulgada pela encarroçadora mostra um dos ônibus com o padrão visual para Piracicaba com a cor predominantemente azul, a parte sob as janelas em verde claro e teto prateado, além do o logotipo da cidade em branco e, na parte traseira, as iniciais RS, de Rápido Sumaré, também na cor branca.
O veículo divulgado é de chassi Iveco para 17 toneladas, modelo 17-280 Euro 6, atendendo às atuais normas de restrição de emissões em vigor desde janeiro de 2023 (Euro 6 – Proconve P 8), que podem reduzir em 75%, em média, as emissões de poluentes atmosféricos em comparação com a tecnologia anterior Euro 5. O motor é dianteiro.
Os ônibus possuem ar-condicionado e itens de acessibilidade, como elevador para cadeira de rodas na porta do meio, bancos para pessoas com deficiência, obesidade, recém-operadas, idosos e gestantes.
A Rápido Sumaré (pela marca MOV) opera o transporte em diversas cidades do interior paulista como Paulínia, Nova Odessa, Vinhedo, Várzea Paulista, São João da Boa Vista, por exemplo.
Como mostrou o Diário do Transporte, no dia 07 de fevereiro de 2024, a empresa Rápido Sumaré Ltda assinou contrato com a prefeitura de Piracicaba para operar na cidade.
A data que inicalmente foi anunciada para a partir de 09 de junho de 2024 para o começo dos trabalhos mudou para 07 de julho de 2024.
A empresa vai assumir gradativamente as linhas no lugar da TUPi (Transportes Urbanos de Piracicaba), do Grupo da TransAncreana, como explicou a prefeitura por meio de nota.
Relembre:
De acordo com o edital da concessão, a execução dos serviços será por cinco anos. O critério de escolha da empresa foi a que ofereceu a menor tarifa. O valor estimado do investimento anual é de R$ 110.807.577,08, na data base de junho de 2022. O edital exige que seja fornecido gratuitamente ao público interessado, por meio de aplicativo, serviço de informação que possibilite ao usuário ver os horários previstos atualizados em tempo real de chegada dos ônibus aos pontos de embarque, além do itinerário das linhas.
Todos os veículos da frota, em atendimento à legislação federal, serão 100% acessíveis e com plataforma elevatória para cadeirantes, além de dispositivos internos que facilitam a acessibilidade, como assento para pessoas com deficiência visual com cão guia, local reservado com cinto de fixação para cadeira de rodas, botão de acionamento de campainha acessível e piso dos ônibus revestido com material antiderrapante.
Os veículos deverão ter monitoramento por câmeras em seu interior e sistema de rastreamento (GPS) e serão monitorados em tempo real pela Central de Controle Operacional (CCO) da Semuttran. O vencedor da licitação é responsável, ainda, pela construção da garagem e da manutenção dos terminais. A empresa deve operar tanto as linhas urbanas e rurais quanto o Transporte Especial Elevar, destinado a pessoas que usam cadeira de rodas. Os veículos deverão ter, ainda, idade média máxima de cinco anos e idade máxima de dez anos.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
