Ícone do site Diário do Transporte

Erechim (RS): Prefeitura cria Grupo de Trabalho sobre transporte público do município

Primeira reunião do GT do transporte de Erechim (RS)

Objetivo é construir alternativas ao modelo atual de transporte.

ALEXANDRE PELEGI

A Prefeitura de Erechim, cidade do Rio Grande do Sul com 105 mil habitantes, criou um Grupo de Trabalho para discutir as demandas e esclarecer dúvidas legais e contratuais sobre transporte público do município.

O objetivo é construir alternativas ao modelo atual de transporte.

O Grupo foi formado com representantes do Poder Público, da Empresa de Transportes Gaurama, comunidade, entidades, e a primeira reunião foi realizada na tarde de quinta-feira, 25 de abril de 2024.

A secretária de Administração de Erechim (RS), Izabel Ribeiro, disse no encontro que o objetivo principal é ouvir a comunidade, com informações vindas de quem utiliza o serviço público de transporte.

Já o secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, ressaltou que o Grupo de Trabalho será permanente e volta a se encontrar em maio. “Temos o mundo ideal e o mundo possível, e o gestor público trabalha para aproximar estas duas realidades”, ressalta Marmentini.

A Empresa de Transportes Gaurama, concessionária dos serviços de ônibus na cidade, foi representada por seu advogado, que afirmou estar aberto para discutir e dialogar a respeito do contrato. Para o representante da Gaurama, “a atual modelagem é anacrônica, está desatualizada”.

O o diretor administrativo-financeiro da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Municipais de Erechim, Edgar Radeski, lembrou a todos que há um contrato de concessão que é preciso ser cumprido.

O gestor do contrato, Jonathan Medeiros, esclareceu que a frota atual da Gaurama está dentro da idade limite estabelecida por lei, que é de 20 anos, e não está sucateada.

A prefeitura de Erechim esclareu em seu site que as questões apresentadas na reunião do Grupo de Trabalho foram levantadas na audiência pública do transporte coletivo. Elas se referem, por exemplo, aos horários dos ônibus, investimentos na frota, limite de passagens, ônibus lotados e valor da passagem.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Sair da versão mobile