VÍDEO DO EXATO MOMENTO: Trem e ônibus batem em Brasília com morte e pessoas feridas na tarde desta sexta (17)

Coletivo atravessava os trilhos enquanto composição de carga se aproximava

ADAMO BAZANI

Um trem e um ônibus bateram na tarde desta sexta-feira, 17 de novembro de 2023, no SIA, região administrativa do DF (Distrito Federal).

ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) vai apurar as causas do acidente.

Imagens do exato momento acidente mostram que um ônibus da Viação Marechal atravessava a linha quando foi atingido por um trem de carga.

Uma passageira morreu e aos menos outros cinco passageiros tiveram de ser socorridos ao Hospital de Base.

O ônibus passava a linha em baixa velocidade.

A Viação Marechal diz lamentar e que vai colaborar com as apurações.

Por meio de nota, a ANTT, lamentou a vítima fatal do acidente e disse que já acionou a concessionária Ferrovia Centro-Atlântica S.A., responsável pela malha férrea do Distrito Federal, para apresentar um laudo apontando as causas do ocorrido em 30 dias. Porém, a agência entende, com base em análise prévia, que houve desatenção do motorista do ônibus no acidente.

“Agência Nacional de Transportes Terrestres lamenta e expressa solidariedade aos familiares da vítima do acidente envolvendo um trem da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e um ônibus do transporte coletivo do Distrito Federal, nesta sexta-feira (17/11), em Brasília. Em uma análise prévia realizada com as imagens do acidente, é possível observar que o coletivo avançou a passagem em nível sem atentar para a sinalização do local e para os avisos de emergência emitidos pela composição ferroviária”.

A Semob (Secretaria de Transporte e Mobilidade) do DF divulgou nota solidarizando-se com os envolvidos no acidente e dizendo que vai aguardar o resultado das investigações para esclarecer os fatos.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
   
Assine
     
Comentários

Comentários

  1. Luciano alves cavalcanti disse:

    Pelo que vi o motorista do ônibus esse merda tem toda culpa porque não tinha engarrafamento ele não fez nada. Safado merece receber a culpa pela morte dessa jovem. Pilantra despreparado para direção defensiva.

  2. M. Vicentina disse:

    Pelas imagens do vídeo, nota- se que o motorista do coletivo teve visão sobre a distância entre o coletivo e o transporte ferroviário, pois o local, é amplo, não havia nada que impedisse sua visão. Dá para perceber que o condutor do coletivo, teve tempo, para marcha a ré, ou não ter atravessado a linha férrea. Observa- se que ele impactado com o avanço, do transporte ferroviário, parou o coletivo por um tempo sobre a linha, não acelerou, evitando o acidente. E houve infraçâo nas leis de trânsito nesse caso, pelo motorista, pela imperícia, falta de noção sobre conduta de tua profissão e falta de capacitação… Culpados indiretamente: Empresa de ônibus, que não classifica seus motoristas, não exige referência de outras empresas onde trabalhou. Capacitação com participação de perito do Detran, ou profissionais ANTT. Fiscalização e mudanças alternativas, nos roteiros de tráficos terrestres pela Prefeitura do DF. VERGONHA: NO DF?

Deixe uma resposta