Prefeitura de SP autoriza contratação das obras dos corredores de ônibus Itapecerica e Amador Bueno da Veiga por R$ 140 milhões

Corredor Itapecerica, na Zona Sul, contempla o trecho entre os terminais João Dias e Capelinha; já o corredor Amador Bueno, na Zona Leste, terá obras entre a Praça Micaela Vieira e a rua Embira

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obra, autorizou a contratação das obras de reforma e requalificação de dois corredores de ônibus, uma na zonas Sul e outro na zona Leste da capital paulista.

Trata-se dos corredores Itapecerica e Amador Bueno da Veiga, que terão contratos no valor somado de R$ 140 milhões.

O corredor Itapecerica, na Zona Sul, contempla o trecho entre o Terminal João Dias e o Terminal Capelinha. As obras abrangem a requalificação das plataformas e paradas de embarque do corredor.

Já o corredor Amador Bueno da Veiga, na Zona Leste, terá obras no trecho entre a Praça Micaela Vieira e a rua Embira. As intervenções contemplam a requalificação das intersecções e plataformas/paradas de ônibus com implantação de sistemas de monitoramento.

No caso do Corredor Itapecerica, o Consórcio TS- Corredor Itapecerica, composto pela Tríade Pavimentação e Construções e Schunck Terraplenagem e Transportes, foi homologado pela SPObras e assinará o contrato após vencer a concorrência com o valor global ofertado de R$ 79 milhões (R$ 78.858.167,11).

Já o Consórcio Corredor Amador Bueno – Arvek / Gestor (Arvek Técnica e Construções e Gestor Engenharia), foi o vencedor homologado para as obras de reforma do equipamento, com valor global ofertado de R$ R$ 62 milhões (R$ 62.051.474,95).

CORREDOR AMADOR BUENO DA VEIGA

O traçado do corredor Amador Bueno da Veiga, de 5 quilômetros de extensão, inicia-se no encontro da Rua Dr. João Ribeiro com a Praça Micaela Vieira e segue até o cruzamento das Avenidas Dom Helder Câmara e Calim Eid, com término na Avenida São Miguel.

As intervenções previstas nas obras, que serão assumidas pelo consórcio vencedor da concorrência, estão assim descritas:

As futuras intervenções abrangem a troca do pavimento rígido na faixa do corredor, recapeamento flexível nas faixas de tráfego geral, melhoria na acessibilidade dos passeios e cruzamentos, adequação e renovação da sinalização viária, melhorias na drenagem viária, adequação da arquitetura das paradas de ônibus, implantação de instalações elétricas das paradas de ônibus, paisagismo, implantação de vala técnica para o sistema de operação do corredor, adequação da iluminação pública, ajustes e remanejamento de interferências das redes de telecomunicação para adequação das áreas para o projeto, além do remanejamento de postes para melhoria da acessibilidade. O orçamento referencial das obras é de R$ 65,6 milhões, com prazo de execução de 12 meses a partir da data da ordem de serviço.

CORREDOR ITAPECERICA

Com 3,5 km de extensão, localizado na Zona Sul, o corredor de ônibus está situado entre o Terminal João Dias e o Terminal Capelinha. Este viário é o principal eixo de ligação dos distritos de Capão Redondo, Campo Limpo, Jardim São Luis e Vila Andrade.

A estimativa é que o corredor atenda a 122,3 mil passageiros/dia útil.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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