Prefeitura de Itapevi (SP) anuncia que ViaMobilidade iniciará construção da nova estação Ambuitá em janeiro
Publicado em: 14 de novembro de 2023

Prefeito da cidade anunciou que obra deve ficar pronta em 14 meses; nova parada de trem será erigida no mesmo espaço que abrigava a antiga estação
ALEXANDE PELEGI
A concessionária ViaMobilidade dará início em janeiro de 2024 à construção da nova estação Ambuitá, da linha 8-Diamante, em Itapevi (SP).
Ainda na fase de elaboração do projeto executivo, a expectativa é que as obras estejam concluídas em 14 meses.
A nova parada de trem será erigida no mesmo espaço que abrigava a antiga estação, na rua Dr. José Alexandre Crosgnac, 110.
O local foi totalmente desativado no fim de abril de 2010.
A prefeitura de Itapevi afirma que a reimplantação da unidade foi garantida graças aos esforços do Município.
Em live em suas redes sociais nessa segunda-feira, 13 de novembro de 2023, o prefeito de Itapevi, Igor Soares, destacou a relevância da obra. “Será uma estação moderna e preparada para o futuro. O objetivo dela é facilitar o deslocamento das pessoas e garantir o bem-estar e a qualidade de vida de todos que moram na região. A partir do dia 2 de janeiro de 2024 o canteiro começa a ser instalado. A contratação já foi feita. Já aprovamos o projeto de lei e agilizamos todas as burocracias necessárias para iniciarmos as obras. Todos os contratos foram devidamente assinados”, explicou.
De acordo com o prefeito, a previsão é de que março de 2025 a obra seja entregue. “Nosso objetivo é permitir que as pessoas que residem nos bairros do Jardim Santa Rita, Amador Bueno e Ambuitá não precisem fazer futuramente a baldeação já com as adaptações previstas. O intuito é também desafogarmos o modal de ônibus nestas regiões”, completa Igor.
A nova estação contará com um edifício de acesso dos passageiros com duas plataformas onde os usuários farão o embarque nas composições. Cada uma delas terá 120 metros de extensão e 3,50 metros de largura.
O prédio terá dois pavimentos e atenderá às normas de acessibilidade. Além disso, será disponibilizado um estacionamento para bicicletas junto à entrada para incentivar a mobilidade no município.
No térreo, haverá um saguão de entrada, as bilheterias, a linha de bloqueios (catracas) e sanitários. A proposta é proporcionar mais segurança e conforto. Já no andar superior, funcionará a área administrativa da estação.
A estação de Ambuitá foi inaugurada em setembro de 1949 pela Estrada de Ferro Sorocabana, inicialmente com o nome de “Parada Iracema”. Somente 35 anos depois (junho de 1985), recebeu novas instalações dentro da modernização do sistema pela antiga Fepasa – estatal que até então operava a linha. A desativação e demolição ocorreram em 2010 ainda quando era gerenciada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
A reconstrução faz parte do pacote executado pela concessionária previsto após vencer a concorrência para assumir a linha 8-Diamante, em 20 de abril de 2021. Além de construir a nova estação, o consórcio já realizou o alargamento da passagem sob a linha férrea de Ambuitá (entregue no fim de outubro) e promoveu amplas reformas nas de Amador Bueno, Santa Rita, Itapevi e Engenheiro Cardoso.
Ainda dentro do pacote, a concessionária deve concluir até o fim deste ano a nova passarela próxima à estação de trem Amador Bueno. A finalidade é garantir a segurança dos pedestres naquela região e vai interligar a Rua Ezequiel Antônio de Oliveira, altura do nº 700, às estradas Sabiá e do Prado.
Em setembro, a parceria entre a Prefeitura e a ViaMobilidade iniciou o asfaltamento de 512 metros de extensão da Estrada do Prado (Jardim Santo Antônio) e a implantação de duas faixas de rolamento de 3 metros de largura cada e calçada de 1,5 metro de largura. O pacote de melhorias prevê ainda a construção de um viaduto ao lado da estação Santa Rita e as implantações das passarelas do Jardim Portela, do Jardim Santa Rita e do Jardim Sorocaba.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
A Via mobilidade promoveu “Amplas reformas” ? ! Quem usa os trens depois que essa “empresa” assumiu, sabe que isso não é verdade !