Terceirização de serviços nas estações do Metrô de São Paulo tem vencedora em licitação nesta sexta (10), mas resultado só valerá ao final de ação judicial
Publicado em: 10 de novembro de 2023

Empresa Works Construção & Serviços Ltda ofereceu preço de R$ 51,3 milhões
ADAMO BAZANI
O Metrô de São Paulo declarou vencedora por volta de 16h30 desta sexta-feira, 10 de novembro de 2023, a empresa Works Construção & Serviços Ltda na concorrência para a terceirização de serviços nas estações, como atendimento aos passageiros e operação nos bloqueios (catracas) e SSO, por exemplo.
As empresas que foram inabilitadas nesta licitação podem entrar com recurso administrativo.
A Works ofereceu proposta de R$ 51,3 milhões pelos serviços (51.374.292,97) e o contrato, segundo o edital, é de 34 meses após a assinatura.
A empresa diz que atua desde 1986 no ramo de terceirização de atendimentos e que tem como clientes o Tribunal de Justiça de São Paulo, a Prodesp (empresa de processamento de dados do Governo do Estado de São Paulo, a Faculdade de Medicina da USP, a USP (Universidade de São Paulo), a Prefeitura de Campinas, a CEF (Caixa Econômica Federal), o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), PGR (Procuradora Geral da República), entre outros.
O resultado, entretanto, só vai valer depois do julgamento de uma ação movida pelo Sindicato dos Metroviários contra a licitação que chegou a suspender a concorrência.
E o contrato só valerá caso o Metrô ganhe na Justiça. Se o Sindicato ganhar, a concorrência perde a efetividade.
Em 06 de outubro de 2023, em primeira instância, a Justiça tinha atendido o pedido do sindicato e suspendeu a licitação.
Relembre:
Mas o Metrô recorreu e, no dia 09 de outubro de 2023, a juíza do Trabalho do TRT paulista, Ana Paula Scupino Oliveira, atendeu parcialmente à estatal e liberou o leilão, porém, o resultado só poderá ser colocado em prática após o julgamento final do mérito da ação movida pela entidade trabalhista.
Relembre:
Em redes sociais, a presidente do Sindicato dos Metroviários, Camila Lisboa, disse que uma audiência do processo está marcada para 12 de dezembro de 2023.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
A empresa Works é a pior empresa q eu já trabalhei,com atraso de salário e vale transporte fora vale alimentação e refeição que na época era pouco e ainda atrasavam o pagamento.
Estão destruindo o Metrô de SP. E vai piorar …
Privatiza que melhora
Melhora o quê? O Metrô de SP, afora os prêmios nacionais e o reconhecimento público como “a imagem de Sampa”, ganhou mais de dez prêmios internacionais por sua qualidade de atendimento aos cidadãos! Foi baseado na sua qualidade de serviço que a totalidade dos serviços hospitalares de excelência com que contamos em nossa cidade, adquiriu status de qualidade internacional, ao ponto de atrair, a cada ano, mais de 60 mil turistas de saúde de todo o mundo. As receitas geradas por esse fluxo turístico ajudam a manter os serviços oferecidos a muitos brasileiros, inclusive aos que, moradores de estados irmãos, fazem uso deles. O primeiro SAC, serviço de atendimento ao cidadão, foi criado pelo Metrô de SP, vindo a se espalhar por todos os demais serviços públicos (e privados) do País. Ao defender a privatização dessa maneira tão pouco pensada, para não dizer irresponsável, estariam os nossos interlocutores cientes disso tudo? O que se pretende com a privatização? Privatizar a Linha 4 Amarela e sustentá-la com subsídios governamentais? Repassar serviços públicos essenciais para os “amigos dos amigos” e tirar uma casquinha a mais do dinheiro público? Pensem no fato de que essa moda começou na Inglaterra da Primeira Ministra Margareth Tatcher e que TODAS – TODAS! – as empresa concedidas para privados foram devolvidas para o governo inglês, com prejuízos enormes (que foram assumidos pelo povo) e registrando índices de reclamações cinco a sete vezes superiores dos que se verificavam quando eles eram operados pelo governo. algo similar aconteceu no Chile, que acompanhou essa malfadada experiência inglesa. Abçs.
Aparências, somente aparências! Ganham um bom salário,bons benefícios,e ainda ficam atrás de sindicatos? Tem que privatizar mesmo, que seja essa works ou outra, que venha pra melhorias!
Quais melhorias? As do Apagão?
Aparências que quem não quer, não vê!