CPTM abre licitação para serviço de plataforma digital com tradução e intermediação de comunicação em Libras

Companhia quer criar sistema para atendimento a pessoas com deficiência auditiva e surdos

ALEXANDRE PELEGI

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM lançou nesta segunda-feira, 23 de outubro, licitação destinada a contratar para suas estações a prestação de serviços de intermediação de atendimento a pessoas com deficiência auditiva e surdos por Libras (Língua Brasileira de Sinais).

O valor do orçamento estimado para a licitação é sigiloso e será preservado até a etapa de negociação.

A Sessão Pública será realizada no dia 08 de novembro de 2023.

Segundo o edital, o Serviço ofertado deverá disponibilizar acesso à plataforma digital, a qual possui Central de intérpretes, para a tradução e intermediação de comunicação em Libras para Português-Brasileiro, através de solução web, compreendendo:

– serviço de Central de Libras com profissionais intérpretes de Libras para Português-Brasileiro;

– disponibilizar acessos à Central de Libras;

– prover intermediação através de seguintes canais de atendimento:

Atendimento presencial intermediado por vídeo chamada (computador, tablet, smartphone); 

Atendimento remoto por vídeo chamada (computador, tablet, smartphone);

Atendimento remoto por chamada telefônica (dispositivos fixos e móveis);

Atendimento remoto por aplicativo de mensagens instantâneas (webchat) (computador, tablet, smartphone);

– a Central de Libras deverá ser acessível por web link responsivo para computadores nos principais navegadores compatíveis com os sistemas operacionais Windows, Linux e MacOS; e dispositivos móveis celulares, como smartphones e tablets por navegadores funcionais, minimamente, para os sistemas operacionais iOS e Android, em suas últimas versões. Para dispositivos móveis o acesso poderá se dar, adicionalmente e caso disponibilizado, por aplicação proprietária (APP), de carregamento gratuito, para dispositivos móveis, disponível, minimamente, para sistemas operacionais mobile iOS e Android;

– prover o acesso à Central de Libras gratuitamente e isento de consumo do pacote de dados do usuário, para o passageiro, empregado ou prestador, que venha a se utilizar do Serviço, a partir de acordo técnico-operacional da Contratada com as prestadoras do Serviço Móvel Pessoal (SMP), das seguintes formas:

Gerar e disponibilizar QRCode específico para acesso à Central de Libras com o direcionamento ao serviço oferecido pela solução por meio das câmeras dos dispositivos móveis das pessoas surdas para se comunicarem com os canais disponibilizados pela CPTM;

O QRCode, cuja divulgação será de responsabilidade da CPTM, será divulgado nas estações, trens e demais dependências da CPTM, através de comunicação impressa ou eletrônica, para que a Contratada preste o serviço de Central de Libras;

Caso seja oferecido, adicionalmente, acesso através de APP proprietário da CONTRATADA, deverá ser referenciado o serviço daCPTM, sendo garantido o acesso gratuito e isento de consumo do pacote de dados do passageiro, empregado ou prestador;

O acesso à Plataforma deverá seguir os níveis de serviço (SLA);

– Oferecer a possibilidade de agendamento com profissionais intérpretes em Libras para Português-Brasileiro, para realização de eventos, reuniões ou outras atividades com participação de pessoas surdas;

– Permitir registro de avaliação do serviço;

– Disponibilizar painel de gestão;

– O objeto também contempla o fornecimento dos seguintes serviços para Implantação da Central de Libras Digital:

Serviços Técnicos Especializados para a implantação incluindo todas as parametrizações, configurações e customizações necessárias à efetiva entrada em produção de todos os requisitos previstos no Termo de Referência;

Operação assistida;

Serviços de suporte técnico e manutenção; 

Treinamento.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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