CPTM abre licitação para serviço de plataforma digital com tradução e intermediação de comunicação em Libras
Publicado em: 23 de outubro de 2023

Companhia quer criar sistema para atendimento a pessoas com deficiência auditiva e surdos
ALEXANDRE PELEGI
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM lançou nesta segunda-feira, 23 de outubro, licitação destinada a contratar para suas estações a prestação de serviços de intermediação de atendimento a pessoas com deficiência auditiva e surdos por Libras (Língua Brasileira de Sinais).
O valor do orçamento estimado para a licitação é sigiloso e será preservado até a etapa de negociação.
A Sessão Pública será realizada no dia 08 de novembro de 2023.
Segundo o edital, o Serviço ofertado deverá disponibilizar acesso à plataforma digital, a qual possui Central de intérpretes, para a tradução e intermediação de comunicação em Libras para Português-Brasileiro, através de solução web, compreendendo:
– serviço de Central de Libras com profissionais intérpretes de Libras para Português-Brasileiro;
– disponibilizar acessos à Central de Libras;
– prover intermediação através de seguintes canais de atendimento:
Atendimento presencial intermediado por vídeo chamada (computador, tablet, smartphone);
Atendimento remoto por vídeo chamada (computador, tablet, smartphone);
Atendimento remoto por chamada telefônica (dispositivos fixos e móveis);
Atendimento remoto por aplicativo de mensagens instantâneas (webchat) (computador, tablet, smartphone);
– a Central de Libras deverá ser acessível por web link responsivo para computadores nos principais navegadores compatíveis com os sistemas operacionais Windows, Linux e MacOS; e dispositivos móveis celulares, como smartphones e tablets por navegadores funcionais, minimamente, para os sistemas operacionais iOS e Android, em suas últimas versões. Para dispositivos móveis o acesso poderá se dar, adicionalmente e caso disponibilizado, por aplicação proprietária (APP), de carregamento gratuito, para dispositivos móveis, disponível, minimamente, para sistemas operacionais mobile iOS e Android;
– prover o acesso à Central de Libras gratuitamente e isento de consumo do pacote de dados do usuário, para o passageiro, empregado ou prestador, que venha a se utilizar do Serviço, a partir de acordo técnico-operacional da Contratada com as prestadoras do Serviço Móvel Pessoal (SMP), das seguintes formas:
Gerar e disponibilizar QRCode específico para acesso à Central de Libras com o direcionamento ao serviço oferecido pela solução por meio das câmeras dos dispositivos móveis das pessoas surdas para se comunicarem com os canais disponibilizados pela CPTM;
O QRCode, cuja divulgação será de responsabilidade da CPTM, será divulgado nas estações, trens e demais dependências da CPTM, através de comunicação impressa ou eletrônica, para que a Contratada preste o serviço de Central de Libras;
Caso seja oferecido, adicionalmente, acesso através de APP proprietário da CONTRATADA, deverá ser referenciado o serviço daCPTM, sendo garantido o acesso gratuito e isento de consumo do pacote de dados do passageiro, empregado ou prestador;
O acesso à Plataforma deverá seguir os níveis de serviço (SLA);
– Oferecer a possibilidade de agendamento com profissionais intérpretes em Libras para Português-Brasileiro, para realização de eventos, reuniões ou outras atividades com participação de pessoas surdas;
– Permitir registro de avaliação do serviço;
– Disponibilizar painel de gestão;
– O objeto também contempla o fornecimento dos seguintes serviços para Implantação da Central de Libras Digital:
Serviços Técnicos Especializados para a implantação incluindo todas as parametrizações, configurações e customizações necessárias à efetiva entrada em produção de todos os requisitos previstos no Termo de Referência;
Operação assistida;
Serviços de suporte técnico e manutenção;
Treinamento.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes