Homem é preso na Estação Tatuapé da CPTM após importunar vítima sexualmente nesta quinta-feira (19)

Foto meramente ilustrativa

Criminoso já havia sido detido pelo mesmo motivo anos atrás, também em uma estação de trem

ARTHUR FERRARI

Um homem foi preso na Estação Tatuapé da linha 12-Safira da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) na quinta-feira, 19 de outubro de 2023, após importunar sexualmente uma mulher dentro dee um dos vagões de um trem que seguia no sentido Luz.

De acordo com a vítima, o homem a assediava há cerca de dois meses dentro dos trens do sistema, tendo importunado a mesma outras três vezes neste período. Segundo a mulher, que teve sua identidade preservada, desta vez ela tomou coragem e saiu do trem gritando que havia sido abusada, pretendendo que o homem fosse detido, o que acabou acontecendo.

No registro da ocorrência desta quinta (19) o criminoso afirma que já havia sido preso pelo mesmo motivo anos atrás, também em uma estação de trem. Segundo o mesmo, de forma injusta, pois não havia praticado o ato do qual foi acusado na ocasião.

De acordo com testemunhas que estavam no local, logo após a agressão e o desembarque do trem, o homem tentava sair da estação rapidamente, mas acabou sendo preso em flagrante.

Vale ressaltar que a vítima já havia registrado um Boletim de Ocorrência no dia 25 de setembro de 2023, onde afirma que o mesmo indivíduo a importunou sexualmente, chegando a ejacular em sua roupa dentro do trem. Na ocasião, as roupas foram apresentadas à autoridade policial, que colheu o material para futura comparação genética.

O Diário do Transporte procurou a CPTM, que disse em nota que lamenta o ocorrido. Segundo a estatal, foi primeira vez que o agressor foi detido dentro da CPTM por esse crime

Confira a nota na íntegra:

“A CPTM lamenta que uma passageira tenha sido vítima de importunação sexual na manhã desta quinta-feira (19/10), que por volta das 07h30, solicitou auxílio de vigilantes da Estação Tatuapé por ter sido abordada por um homem dentro de um trem da Linha 12-Safira.

 A vítima foi atendida no Espaço Acolher localizado na estação. O infrator foi detido e conduzido à sala operacional. Ambos foram encaminhados à 5ª Delegacia da Mulher, em veículos separados, onde foi registrado BO por importunação sexual. Foi a primeira vez que o agressor foi detido dentro da CPTM por esse crime. A companhia vai colaborar com a investigação policial, inclusive, com o resgate de imagens do trem e estação.

 Complemento

A CPTM realiza ações e campanhas de conscientização aos passageiros e treinamentos para os colaboradores, em prevenção e combate a crimes de importunação sexual. Os trens e estações possuem câmeras de monitoramento que podem auxiliar na identificação e abordagem de autores, de maneira a coibir a circulação no sistema novamente. Além disso, desde março de 2020, a companhia possui o Espaço Acolher em 33 estações das cinco linhas, que oferece atendimento humanizado e privativo a mulheres vítimas de violência ou importunação sexual nos trens e estações da empresa.

 Entre janeiro e setembro de 2023 a CPTM registrou 74 casos de importunação sexual em seus trens e estações, sendo que 62 deles, ou 83% do total, foram atendidos no Espaço Acolher. Do número total, 63 casos foram encaminhados à autoridade policial.

 Já em 2022, a CPTM registrou 113 ocorrências de importunação sexual em seus trens e estações, sendo 64,5% (73) assistidas no Espaço Acolher. Em 101 delas, o infrator foi identificado e encaminhamento ao DP e 37 ficaram detidos.”

Confira o Boletim de Ocorrência registrado na prisão em flagrante:

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
   
Assine
     
Comentários

Deixe uma resposta