DT na BusWorld 2023: Em meio à eletrificação e hidrogênio, Scania/Higer destacam “diesel verde” com o modelo Touring
Publicado em: 16 de outubro de 2023

Marcas atuam nos segmentos de ônibus elétricos, mas acreditam que principalmente em rotas maiores, motores a combustão ainda terão muitos anos pela frente e que é possível deixá-los cada vez menos poluentes
ADAMO BAZANI
A BusWorld 2023, maior evento de ônibus do mundo que ocorreu em Bruxelas, na Bélgica, teve como principal tema a descarbonização e a busca por alternativas para ampliar a autonomia das baterias dos modelos elétricos e deixar mais viáveis os veículos que usam o hidrogênio como fonte principal de tração ou como gerador complementar de energia.
O evento ocorreu entre os dias 05 e 12 de outubro de 2023 e o Diário do Transporte viajou para a Bélgica a convite da Mercedes-Benz.
Mas em meio aos vários estandes com os ônibus elétricos e a hidrogênio, a parceria entre a sueca Scania e a chinesa Higer destacou o diesel verde como uma das alternativas para reduzir as emissões na operação dos transportes.
As marcas exibiram o Touring, ônibus para ligações rodoviárias ou fretamento, que pode operar com biodiesel e o HVO, diesel hidrogenado, este compatível com qualquer motor a diesel comum.
As duas marcas atuam nos segmentos de ônibus elétricos, mas na feira demostraram acreditar que principalmente em rotas maiores, motores a combustão ainda terão muitos anos pela frente, diante em especial dos altos custos do hidrogênio e da autonomia limitada das baterias que, atualmente, deixam os coletivos a eletricidade mais viáveis para rotas urbanas.
Entretanto, segundo as fabricantes, é possível fazer com que os motores a combustão sejam menos poluentes.
O Touring o âmbito da parceira entre a Scania e a Higer não chega a ser necessariamente uma novidade, mas a mensagem das fabricantes foi dada.
O veículo pode ter dimensões entre 10,9 m; 12,1 m; e 13,7 m.
O ônibus é destinado em especial para mercados emergentes na África, Oriente Médio e parte da Ásia.
Os motores entre nove e 13 litros podem render de 320 cavalos a 500 cavalos, com torque de 1600 Nm a 2550 Nm.
9 litros | 320 CV (235 kW) | 1600 Nm | Redução catalítica seletiva (SCR) | Biodiesel, HVO, Diesel |
9 litros | 360 CV (265 kW) | 1700 Nm | Redução catalítica seletiva (SCR) | Biodiesel, HVO, Diesel |
13 litros | 370 CV (272 kW) | 1900 Nm | Redução catalítica seletiva (SCR) | HVO, diesel |
13 litros | 410 CV (302 kW) | 2150 Nm | Redução catalítica seletiva (SCR) | Biodiesel, HVO, Diesel |
13 litros | 450 CV (331 kW) | 2350 Nm | Redução catalítica seletiva (SCR) | Biodiesel, HVO, Diesel |
13 litros | 500 CV (368 kW) | 2550 Nm | Redução catalítica seletiva (SCR) | HVO, diesel |
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes