Pedágio da BR-163/MS sobe 17% a partir desta sexta-feira (18)
Publicado em: 15 de agosto de 2023

Rodovia com 845,4 quilômetros de extensão cruza 21 cidades do Mato Grosso do Sul, entre elas a capital Campo Grande
ALEXANDRE PELEGI
A Diretoria Colegiada da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) aprovou o reajuste da Tarifa Básica de Pedágio – TBP aplicável ao trecho concedido da BR-163/MS, explorado pela Concessionária MSVia/CCR.
A Deliberação nº 249 foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 15 de agosto de 2023.
A elevação do novo valor tarifário corresponde à variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA no período, que indicou o percentual positivo de 16,82%.
Os novos valores serão aplicados nas praças de pedágio: P1 (Mundo Novo); P2 (Itaquiraí/Naviraí); P3 (Caarapó); P4 (Rio Brilhante); P5 (Campo Grande); P6 (Bandeirantes/Rochedo/Jaguari); P7 (São Gabriel do Oeste/Camapuã); P8 (Rio Verde de Mato Grosso) e P9 (Pedro Gomes/Sonora).
A BR-163/MS tem 845,4 quilômetros de extensão, cruzando 21 cidades, entre elas a capital do Estado, Campo Grande. Mais de 1,3 milhão de habitantes são diretamente servidos pela rodovia, fundamental na logística de transporte da agroindústria, do comércio e do turismo.
A rodovia liga Mato Grosso do Sul de Norte a Sul, entre as cidades de Mundo Novo (divisa com o Paraná, ao Sul) e Sonora (divisa com o Mato Grosso, ao Norte).
O Grupo CCR assegurou a concessão da BR-163/MS em dezembro de 2013, em leilão realizado pela ANTT. A companhia ofereceu a menor tarifa básica de pedágio, no valor de R$ 4,38 a cada cem quilômetros rodados (valores de maio de 2012). Isso significou um deságio de 52,74%.
A concessão está a cargo da CCR MSVia, empresa de propósito específico criada exclusivamente para administração, reforma, operação e duplicação da BR-163/MS.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
A empresa CCR MSvia simplesmente parou as obras de duplicação da via há mais de dois anos. Em razão disso foi requisitado que cobrasse somente metade do valor do pedágio, decisão essa que perdurou somente por algumas horas. Está agendado para o dia sódeossabe novo leilão do trecho, porém, a CCR consegue, mesmo sem fazer qualquer melhoria na via – descumprindo o contrato inicial – reajuste das tarifas.
Não sei o porquê, mas me sinto um otariano.
Esa ANTT e outra vergonha nacional aprova tudo meu Deus a rodovia não mellhorou em nada cobra um dos pedágio mais caro da 163 só tá duplicado na chegada dos pedagio iso ai nunca vão fase nada entra governo e sai Eli só alimenta o pedágio qui vergonha.
Dinovo eses dia esa famosa ANTT altorizo o aumento do pedágio do MT agora p ms será si Eli só servi.p iso p aumenta pedagio cadê as obra da duplicação qui já ia comesa no MT