Primeiros ônibus Volkswagen são negociados pela Dibracam pelas regras do programa de renovação de frota do Governo Federal
Publicado em: 9 de agosto de 2023

De acordo com representante da marca, são 12 unidades distribuídas entre os modelos 9.180, OD, 11.180 OD, 17.230 OD e 17.260 ODS
ADAMO BAZANI
A Dibracam, representante da Volkswagen, informou ao Diário do Transporte nesta quarta-feira, 09 de agosto de 2023, que comercializou os 12 primeiros ônibus da marca pelas regras do Programa de Renovação de Frota instituído pela Medida Provisória 1175/2023, para estimular a indústria automotiva.
Os veículos estão distribuídos entre os modelos 9.180, OD, 11.180 OD, 17.230 OD e 17.260 ODS e foram comprados pelas seguintes empresas:
Multi Vias Agência de Viagens Ltda, de Guarulhos (SP): um 17.230 e um 17.260
BRUBus, de São Paulo (SP): um 11.180 e um 17.230
Grandino Transportes, de Guarulhos (SP): três unidade do 17.230.
RL de Carvalho Locadora, de Franco da Rocha (SP): cinco micro-ônibus 9.180
Todas estas empresas atuam no segmento de fretamento na Grande São Paulo.
De acordo com as regras, para obter descontos que variam entre R$ 33,4 mil e R$ 99,6 mil na compra de ônibus e caminhões novos, as empresas precisam mandar para o desmanche, veículos com 20 anos ou mais.
Ocorre que o programa estava com baixa procura no caso de veículos pesados.
De R$ 1,8 bilhão que o Governo Federal disponibilizou em forma de créditos para as montadoras, R$ 800 milhões para carros se esgotaram em menos de um mês.
Os pesados contam com um total de R$ 1 bilhão, sendo R$ 700 milhões para caminhões e R$ 300 milhões para ônibus.
Foi tão baixa a procura que, como mostrou o Diário do Transporte, no dia 04 de agosto de 2023, o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco, renovou por mais 60 dias a vigência da MP 1175.
Cada MP tem validade de 60 dias podendo ser prorrogada por mais 60 dias.
Relembre:
Um dos motivos para a procurar ser baixa é que quem possui um veículo de 20 anos ou mais não tem dinheiro para comprar um novo que, dependendo do modelo, pode ter valor de quase R$ 2 milhões.
O Governo Federal permitiu então que grandes empresários comprassem ônibus e caminhões velhos dos empresários menores e descartassem estes veículos em troca dos descontos.
De acordo com o representante da Dibracam, Marcos Meggiolaro Eugênio, ao Diário do Transporte, a busca por veículos mais antigos e o descarte não têm sido tarefas fáceis.
“Não é simples de fazer como na Medida Provisória menciona, pois é uma operação que demanda muito trabalho. É necessário localizar empresas que possuem em sua frota veículos com mais de 20 anos e não é fácil, uma vez que em São Paulo as regras são mais rígidas com relação à idade média de veículos. Além da necessidade de localizar um parceiro devidamente credenciado junto aos órgãos governamentais para efetuar o descarte dos veículos, tem o item principal: a operação de crédito, pois a diferença entre o que é ofertado pela Medida Provisória e o valor do veículo novo euro 6 é muito grande. O Banco Volkswagen está sendo um grande parceiro nestas operações”. – disse Meggiolaro que ainda afirmou que a Dibracam foi primeira concessionária Volkswagen do Brasil ao comercializar pelo programa.
Euro 6 é a atual tecnologia em vigor para reduzir a poluição pelos ônibus e caminhões, mas que por ser mais avançada, deixou o preço dos veículos a diesel até 30% mais caros.
No dia 14 de julho de 2023, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, esteve na sede da Mercedes-Benz do Brasil, em São Bernardo do Campo, para anunciar a primeira grande venda de ônibus pelo programa.
O Grupo Suzantur/Nova Itapemirim fez a aquisição de 150 ônibus, dos quais 110 urbanos da Mercedes-Benz para a Suzantur e 60 rodoviários para a Itapemirim, sendo 20 Mercedes-Benz, 20 Scania e 20 Volvo.
O dono do grupo empresarial, Claudinei Brogliato, disse que está comprando por todo o País ônibus velhos e usando os veículos para ter os créditos.
Relembre:
Na ocasião, também foi anunciada a venda de seis caminhões extrapesados para a empresa do Espírito Santo chamada Carga Pesada.
A esperança do Governo é que estas compras estimulem outros empresários, mas até agora não foi anunciada nenhuma outra aquisição de maior volume.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
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