Portas de plataforma que serão instaladas na Linha 3-Vermelha do Metrô chegam da Coreia do Sul ainda em outubro
Publicado em: 9 de agosto de 2023

Equipamentos são destinados as estações República, Santa Cecília e Marechal Deodoro
ARTHUR FERRARI
O Metrô anunciou que um novo lote de materiais para a instalação de Portas de Plataforma nas estações chega da Coreia do Sul ao Brasil ainda em outubro de 2023.
Os equipamentos, que vão para as estações República, Santa Cecília e Marechal Deodoro, todas na Linha 3-Vermelha, e foram fabricados nas cidades de Paju e Wanju, ajudam a ampliar a segurança dos passageiros e aumenta a regularidade na circulação dos trens, reduzindo as interferências na via que podem ser causadas por objetos derrubados nos trilhos, por exemplo.
De acordo com o Metrô, foram enviados do país asiático 24 contêineres de materiais, que foram inspecionados no local de envio por uma comitiva de técnicos da companhia em julho. Eles vão compor oito fachadas de plataformas, sendo duas para Santa Cecília, duas para Marechal Deodoro e quatro para República, que conta com plataformas laterais para desembarque e central para embarque.
Já em setembro, mais uma inspeção para um novo lote de materiais que compreenderá oito fachadas acontece. Os equipamentos vão atender as estações Anhangabaú da Linha 3-Vermelha, Liberdade, São Joaquim e Vergueiro, da Linha 1-Azul.
O Metrô já instalou portas de plataforma e iniciou a operação em Belém e Bresser-Mooca, além de já ter feito a instalação mecânica nas estações Pedro II, Corinthians-Itaquera e Palmeiras-Barra Funda, todas na Linha 3-Vermelha.
Ainda segundo a companhia, a meta é que todas as estações da Linha 3-Vermelha tenham portas de plataforma operando plenamente até o fim de 2024. Nas linhas 1-Azul e 2-Verde, as portas devem ser instaladas até 2025.
HISTÓRICO DE UM DOS CONTRATOS:
Apesar do tom otimista do anúncio, a instalação de portas de plataforma poderia estar mais avançada se não houvesse problemas em relação a um dos contratos.
O Diário do Transporte acompanha o tema desde setembro de 2018 quando o Governo do Estado lançou a licitação para a compra e instalação de 88 painéis para as três linhas estatais de metrô (1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha). A linha 15-Prata é de monotrilho.
Relembre:
Em março de 2019, a companhia homologou como vitorioso o Consórcio Kobra.
Relembre:
Em maio de 2019, a estatal negou recursos de outros três participantes.
Relembre:
Em novembro de 2019, a estimativa era de conclusão da entrega de portas de plataforma nas três linhas até o fim de 2023, considerando dois contratos, com a Alstom e com a Kobra.
Relembre:
Em maio de 2020, os consórcios PSD-SP e Telar que foram derrotados na licitação conseguiram judicialmente suspender o contrato com o Consórcio Kobra.
Relembre:
Em 15 de maio de 2021, após reverter a suspensão do contrato em nova decisão judicial, o Metrô anunciou a retomada do contrato assinado com o Consórcio Kobra para instalação das portas de plataforma em estações do sistema.
As estações previstas no contrato com a Kobra são:
Linha 1-Azul – (46)
Parada Inglesa – 2
Jardim São Paulo – 2
Santana – 2
Carandiru – 2
Portuguesa-Tietê – 2
Armênia – 2
Tiradentes – 2
Luz – 4
São Bento – 2
Sé (plataformas das linhas 1-azul e 3-Vermelha) – 4
Liberdade – 2
São Joaquim – 2
Vergueiro – 2
Paraíso (plataformas das linhas 1-Azul e 2-Verde) – 2
Ana Rosa (linha 1-Azul) – 2
Vila Mariana – 2
Santa Cruz – 2
Praça da Árvore – 2
Saúde – 2
São Judas – 2
Conceição – 2
Linha 2-Verde – (4)
Consolação – 2
Paraíso – 2
Linha 3-Vermelha – (38)
Marechal Deodoro – 2
Santa Cecília – 2
República – 4
Anhangabaú – 2
Praça da Sé – 4
Pedro II – 2
Brás -4
Bresser-Mooca – 2
Belém – 2
Tatuapé – 4
Carrão – 2
Penha – 2
Guilhermina-Esperança – 2
Patriarca – 2
Artur Alvim – 2
Total = 88
As estações previstas no contrato com a Alstom são:
Linha 1: 6 fachadas
Jabaquara e Tucuruvi
Linha 2: – 2 fachadas
Vila Madalena
Linha 3: – 8 fachadas
Palmeiras-Barra Funda e Corinthians-Itaquera
Total = 16
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte