Ícone do site Diário do Transporte

VÍDEO E ENTREVISTA: Motorista de ônibus e idoso discutem e condutor passa sobre pernas de passageiro na zona Norte de São Paulo; Sambaíba não comunicou à SPTrans e foi punida

Caso ocorreu neste domingo no Jaçanã, zona Norte; Usuário está hospitalizado

ADAMO BAZANI

OUÇA:

https://diariodotransporte.com.br/wp-content/uploads/2023/02/filho-vitima.mp3?_=1

Imagens de um circuito de segurança mostram um ônibus da empresa Sambaíba passando por cima das pernas de um passageiro idoso logo após o desembarque.

O caso ocorreu no fim da tarde deste domingo, 26 de fevereiro de 2023, na Rua Elias de Almeida, região do Tremembé, na zona Norte de São Paulo.

O veículo envolvido fazia a linha 1764 – Jardim Corisco/Santana, da empresa Sambaíba Transportes Urbanos.

O Diário do Transporte conversou com Ricardo do Nascimento Cambussu, filho do passageiro, Dalci Cambussu  de 73 anos.

Segundo, Nascimento o caso ocorreu após uma discussão entre o seu pai e o motorista por causa do uso de máscara contra covid-19.

O motorista estava com a máscara no queixo e, de acordo com o relato, não aceitou ser advertido.

O idoso voltava de um bloquinho de carnaval

Ainda de acordo com o filho da vítima, o motorista não queria permitir o desembarque e só parou depois do ponto porque uma passageira ia descer.

A usuária saiu antes e, segundo Nascimento, quando seu pai foi descer, o motorista fechou a porta enquanto tentava desembarcar.

O idoso forçou a porta e conseguiu sair, mas o motorista arrancou com o ônibus, ainda de acordo com relato e as imagens.

O homem se desequilibrou e as rodas do ônibus passaram por cima de suas pernas.

O passageiro de 73 anos foi levado para o hospital e precisou ser transferido para fazer uma cirurgia vascular.

Nascimento ainda disse que o estado de saúde preocupa muito pela idade do pai e por ter perdido bastante sangue.

O motorista foi levado à delegacia e o caso foi registrado como lesão corporal, mas depois com as imagens e depoimento de testemunhas, o indiciamento foi mudado para tentativa de homicídio.

O Diário do Transporte procurou a Sambaíba e a SPTrans (São Paulo Transporte), gerenciadora do sistema.

Em nota, a SPTrans informou que cobrou esclarecimentos da Sambaíba que afastou o motorista.  Segundo a SPTrans, a Sambaíba vai ser autuada porque não comunicou a gerenciadora do fato no tempo determinado.

A SPTrans determinou à concessionária Sambaíba esclarecimentos sobre o caso, que informou o afastamento do motorista de suas funções. A SPTrans irá colaborar com as investigações policiais no que estiver ao seu alcance.

A concessionária tem como obrigação contratual informar a SPTrans de ocorrências envolvendo ônibus do sistema e não o fez. Por esse motivo, ela será autuada.

O tipo de conduta apresentada no vídeo não é condizente com a postura obrigatória a profissionais que integrem o sistema municipal de transportes e devem zelar pela segurança e vida de passageiros e terceiros.

A SSP (Secretaria de Segurança Pública) de São Paulo foi procurada pelo Diário do Transporte e nos retornou, com uma nota, explicando que policiais militares foram até o local da ocorrência, mas quando chegaram, a vítima já havia sido levada ao hospital.

Um idoso de 73 anos ficou ferido após ser atropelado por um ônibus, às 17h56 deste domingo (26), na Rua Elias de Almeida, no bairro do Tremembé, na zona norte da capital.

Policiais militares foram acionados para atender a ocorrência e, ao chegar no endereço indicado, receberam a informação de que a vítima já havia sido socorrida e levada à UPA Jaçanã. Posteriormente, o idoso foi transferido para o Hospital São Luiz Gonzaga, onde permaneceu internado.

O motorista do ônibus, um homem de 51 anos, relatou que não percebeu que o idoso havia sido atropelado e retornou ao local do acidente. O homem foi submetido ao teste do etilômetro, que resultou negativo para a presença de álcool no organismo.

Foram solicitados exames periciais ao IC e ao IML e o caso, registrado como lesão corporal culposa na direção de veículo automotor no 73º DP (Jaçanã).

 

Em nota, a empresa Sambaíba disse que o “anjo da guarda”, que é o bloqueador de movimento com portas abertas, estava funcionando normalmente

A Sambaíba lamenta pelo ocorrido em 26 de fevereiro com o Sr Dalcy Cangussu, e vem por meio deste informar que após apuração técnica da empresa, o item “anjo da guarda” estava em pleno funcionamento. Inclusive constatada na vistoria realizada nesta data, 27/02, pela SPTRANS. Informa ainda, que foram tomadas as medidas necessárias com o colaborador envolvido e, que a empresa está prestando assistência aos familiares.

Veja também em Fiscalização:

https://diariodotransporte.com.br/2023/02/27/videos-onibus-intermunicipais-emtu-tambem-se-movimentam-com-as-portas-abertas-anjo-da-guarda-sem-funcionar-foram-aplicadas-30-multas-em-2022/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Sair da versão mobile