Abrati faz cartilha de orientações aos passageiros de ônibus interestaduais para viagens no Carnaval

Material serve também de guia para empresas

ADAMO BAZANI

A Abrati, associação que representa as empresas de ônibus rodoviários interestaduais, lançou uma espécie de cartilha para orientação a passageiros neste Carnaval de 2023.

Segundo a entidade, as empresas de ônibus que operam linhas regulares estão abrindo, em média 25%, mais ofertas de horários para atender a demanda do Carnaval 2023.

A estimativa é uma comparação com 2020 – último ano com movimentação expressiva para o período – já que em 2021 e 2022 as festividades foram raras e localizadas em razão da pandemia de covid-19.

Entre as indicações do material, que pode ser distribuído impresso aos passageiros ou publicado nas redes sociais das empresas, está não usar bebida alcóolica nos ônibus, denunciar possíveis casos de assédio, estar atento a pertences pessoais que viajam junto ao usuário, identificar ao máximo as malas que vão no bagageiro, levar uma cópia do documento deixando em um local seguro e cuidados com as crianças, como levar um brinquedo para entreter nas viagens, estar atendo principalmente nas paradas e colocar uma pulseira com identificação da criança e dos responsáveis, além de um número de contato.

Outro apelo das empresas é que o passageiro evite o transporte clandestino ou não autorizado para que não haja problemas quanto à segurança, bagagens ou responsabilização em caso de acidentes, além de interrupção de viagem por causa de apreensões e fiscalizações.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading