Ícone do site Diário do Transporte

Greve no transporte de Teresina (PI) entra no segundo dia às vésperas do Natal

Ônibus estão todos estacionados nas ruas da capital

ALEXANDRE PELEGI

Teresina, capital do Piauí, enfrenta hoje o segundo dia de protestos de motoristas e cobradores de ônibus do sistema de transporte público.

Paralisados, eles cobram o pagamento da segunda quinzena do mês de dezembro.

Como ocorreu no primeiro dia, a paralização é parcial, e corre justo nos horários de pico, das 6h às 10h e das 16h às 18h.

Os ônibus estão parados na Praça da Bandeira, Praça João Luís Ferreira e na Praça do Fripisa.

A informação é de que a Prefeitura não pagou as empresas de ônibus, que por sua vez não pagaram os funcionários.

Em nota, o Setut (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina) informou que aguarda o repasse do subsídio para os consórcios do transporte. Quando isso ocorrer, o dinheiro será depositado aos trabalhadores.

No entanto, a STrans (Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito) reage à afirmação  dos empresários, garantindo que efetuou  os repasses, inclusive teria antecipado valor da parcela referente a dezembro para novembro, para permitir aos consórcio o pagamento do décimo terceiro dos motoristas, cobradores e demais colaboradores.

NOTA DO SETUT

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) esclarece que realizou o pagamento da 2ª parcela do 13º salário aos trabalhadores do transporte público da capital nesta terça feira (20), mas que o adiantamento salarial só poderá ser pago quando a prefeitura efetivar o repasse dos subsídios contratuais.

E afirma que não há, ainda, salários atrasados.

O Setut reitera que a Prefeitura Municipal de Teresina não vem cumprido com sua parte do acordo, que seria repassar aos consórcios municipais o subsídio previsto e indispensável para o devido equilíbrio do setor.

E informa que este repasse específico para o pagamento do 13º salário, muito embora tenha sido acordado entre a Prefeitura e o SETUT durante audiência no 26 de novembro no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), o mesmo não foi cumprido por parte da gestão municipal.


NOTA DA STRANS

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) informa sobre os valores já repassados aos consórcios que operam o sistema do transporte público de Teresina que, desde o mês de fevereiro do ano de 2022, mensalmente, foram repassados cerca de R$ 1 milhão e 200 mil até o mês de setembro, além disso, desde abril de 2022 até outubro deste ano, houve um complemento financeiro de mais R$ 850 mil, totalizando mais de R$ 2 milhões de reais.

Nos meses de outubro e novembro, foram destinados para os consórcios mais de R$ 8 milhões, sendo parte desse valor referente ao aporte do idoso do governo federal. Vale ressaltar que a Prefeitura Municipal de Teresina antecipou o valor da parcela desse aporte do mês de dezembro para novembro, para que os consórcios pudessem efetuar o pagamento do décimo terceiro salário dos funcionários, ou seja, só no ano de 2022, foram injetados, aproximadamente, R$ 24 milhões no sistema de transporte público de Teresina.


Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Sair da versão mobile