Ônibus estão todos estacionados nas ruas da capital
ALEXANDRE PELEGI
Teresina, capital do Piauí, enfrenta hoje o segundo dia de protestos de motoristas e cobradores de ônibus do sistema de transporte público.
Paralisados, eles cobram o pagamento da segunda quinzena do mês de dezembro.
Como ocorreu no primeiro dia, a paralização é parcial, e corre justo nos horários de pico, das 6h às 10h e das 16h às 18h.
Os ônibus estão parados na Praça da Bandeira, Praça João Luís Ferreira e na Praça do Fripisa.
A informação é de que a Prefeitura não pagou as empresas de ônibus, que por sua vez não pagaram os funcionários.
Em nota, o Setut (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina) informou que aguarda o repasse do subsídio para os consórcios do transporte. Quando isso ocorrer, o dinheiro será depositado aos trabalhadores.
No entanto, a STrans (Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito) reage à afirmação dos empresários, garantindo que efetuou os repasses, inclusive teria antecipado valor da parcela referente a dezembro para novembro, para permitir aos consórcio o pagamento do décimo terceiro dos motoristas, cobradores e demais colaboradores.
NOTA DO SETUT
O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) esclarece que realizou o pagamento da 2ª parcela do 13º salário aos trabalhadores do transporte público da capital nesta terça feira (20), mas que o adiantamento salarial só poderá ser pago quando a prefeitura efetivar o repasse dos subsídios contratuais.
E afirma que não há, ainda, salários atrasados.
O Setut reitera que a Prefeitura Municipal de Teresina não vem cumprido com sua parte do acordo, que seria repassar aos consórcios municipais o subsídio previsto e indispensável para o devido equilíbrio do setor.
E informa que este repasse específico para o pagamento do 13º salário, muito embora tenha sido acordado entre a Prefeitura e o SETUT durante audiência no 26 de novembro no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), o mesmo não foi cumprido por parte da gestão municipal.
NOTA DA STRANS
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) informa sobre os valores já repassados aos consórcios que operam o sistema do transporte público de Teresina que, desde o mês de fevereiro do ano de 2022, mensalmente, foram repassados cerca de R$ 1 milhão e 200 mil até o mês de setembro, além disso, desde abril de 2022 até outubro deste ano, houve um complemento financeiro de mais R$ 850 mil, totalizando mais de R$ 2 milhões de reais.
Nos meses de outubro e novembro, foram destinados para os consórcios mais de R$ 8 milhões, sendo parte desse valor referente ao aporte do idoso do governo federal. Vale ressaltar que a Prefeitura Municipal de Teresina antecipou o valor da parcela desse aporte do mês de dezembro para novembro, para que os consórcios pudessem efetuar o pagamento do décimo terceiro salário dos funcionários, ou seja, só no ano de 2022, foram injetados, aproximadamente, R$ 24 milhões no sistema de transporte público de Teresina.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
