Pindamonhangaba (SP) assina contrato do transporte de R$ 143 milhões por 15 anos
Publicado em: 8 de dezembro de 2022
Empresa já opera na cidade com o nome fantasia de Viva-Pinda
ALEXANDRE PELEGI
A prefeitura de Pindamonhangaba (SP), no Vale do Paraíba, divulgou no Diário Oficial desta quinta-feira, 08 de dezembro de 2022, o extrato do contrato de outorga de concessão para operação do transporte coletivo em favor da Viva Transportes Coletivo Ltda.
Com prazo de 15 anos, o contrato tem o valor total de R$ 143 milhões (R$
142.925.079,52), com tarifa de R$ 5,50.
Única licitante, a empresa já opera na cidade com o nome fantasia de Viva-Pinda.
A tarifa máxima de referência do serviço que foi considerada para efeito de licitação, para todas as linhas regulares licitadas, foi de R$ 5,86.
O sistema de transporte coletivo de Pindamonhangaba, atualmente em operação, é composto por 10 linhas.
A frota máxima é de 39 veículos, sendo três miniônibus, 17 midiônibus e 19 ônibus básicos.
A idade máxima dos ônibus Básicos e Padrons, utilizados na prestação do serviço público de transporte coletivo de passageiros no município é de 12 anos de uso efetivo, sendo de 10 anos para os midi-ônibus, mini-ônibus e micro-ônibus. Os veículos padrons, convencionais, midiônibus, miniônibus, e microônibus, terão uma idade média de no máximo seis anos. As idades médias serão calculadas a partir do ano/modelo.
Levantamentos realizados no período pré-pandemia constataram que as 10 linhas transportavam em média 467.000 passageiros por mês, percorrendo mais de 284.000,00 quilômetros/mês. Esta rodagem mensal resultava em um percurso médio mensal por veículo da frota (PMM) de 7.282 km.
Essas características indicam um IPK (Índice de Passageiro por Quilômetro) de 1,64. Já o IPKe, que considera apenas os passageiros pagantes, era de 1,28.
Levantamentos de novembro de 2021, após a eclosão da pandemia, observaram uma redução na quantidade de passageiros transportados: 282.904 passageiros por mês, sendo 227.832 passageiros equivalentes. O sistema atual percorre cerca de 166.323 quilômetros/mês. Essas características indicam um PMM de 5.735 km, IPK de 1,70 e IPKe de 1,37.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Interessante como esta linha de ônibus não está atendendo aos horários corretamente e ainda sim ocorre um contrato assim?.
Moro no bairro Maricá e venho a pé para o trabalho várias vezes por que o abençoado dos ônibus não cumprem o horário!!!.
Isso é revoltante!.
Até quando a população vai aguentar sem se manisfestar contra essa linha?.
Tomara que melhore esta situação se não o jeito é recorrer a baixo assinado e tal’s!.
Anderson.