Faltam motoristas qualificados para o aquecido mercado de ônibus interestaduais, diz Abrati
Publicado em: 9 de novembro de 2022

Empresas do setor esperam contratar 18% novos motoristas até o fim de 2022, e para isso investem em formação e capacitação
ARTHUR FERRARI
Por conta do alto custo das passagens aéreas, o transporte regular rodoviário está muito aquecido, já que muitas pessoas optam pelos ônibus na hora de viajar, por isso, as empresas regulares do setor preveem a contratação de 18% novos motoristas até o fim do ano.
Porém, de acordo com a Abrati (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros), as viações vêm sofrendo com a falta de profissionais qualificados no mercado, o que faz com que muitas delas invistam cada vez mais em treinamento e capacitação de novos motoristas.
No Grupo Guanabara, por exemplo, na sede do Rio de Janeiro, onde atuam as empresas UTIL, Sampaio e Brisa, foi construído um projeto de Escola de aprendizado e desenvolvimento de condutores, que forma turmas especializadas de condutores de coletivos rodoviários, o que faz com que a Viação consiga ter certeza sobre a qualificação de seus profissionais.
Segundo a Guanabara, os motoristas são selecionados entre profissionais que já possuem formação, porém pouca experiência e horas atrás do volante, bem como pouca intimidade com os vários equipamentos utilizados hoje pelas empresas do mercado, como ônibus de dois andares e veículos de última geração com variados sistemas de telemetria.
As turmas são formadas, formadas entre 10 e 15 motoristas, proporcionam 45 dias para que os profissionais possam se revezar entre aulas teóricas e práticas em veículos tripulados por seus instrutores, sendo avaliados após essa etapa e tornam-se aptos para operar veículos clássicos, de um só piso, em linhas curtas.
Para os veículos e dois andares, já são necessários mais 45 dias de formação para que o aluno possa atuar em 100% da frota, atendendo todas as linhas.
Ainda conforme a Abrati, empresas como a Expresso Itamarati, a Viação Águia Branca e o Grupo o JCA também investem em capacitação para seus motoristas.
Vale ressaltar que atualmente, a média salarial inicial de um motorista rodoviário em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília variam de R$ 2940 a R$ 2990, e “A contratação também se dá obrigatoriamente com registro em carteira, diferente de outros setores de transporte de passageiros que admitem freelancers ou profissionais que ganham por viagem e dormem até mesmo dentro de bagageiros, como pode ser observado em inúmeras denúncias sobre transporte clandestino”, destaca Letícia Pineschi, porta-voz e conselheira da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte
Falta salário digno e condições descentes para o Motorista Qualificado poder trabalhar dignamente !
Engraçado que é difícil de ver em regiões metropolitanas anúncios de projetos para formação de novos motoristas voltados a área. Isso explica parte da ausência – o motorista profissional que trabalhou um tempo em viações, provavelmente depois foi para a área de fretamento durante e no pós-pandemia. Não se tem muita gente com carta D/E ultimamente, até porque o custo de emissão de uma habilitação deste tipo já passaria 5 mil reais (contando habilitação, cursos de transporte de passageiros e demais encargos como exames médicos). Sei que habilitações pagas por empresas ou poder público ocorre mais fora de eixos metropolitanos, como na região da Baixada Santista por exemplo.
“Profissionais que dormem dentro de bagageiros” – não sei se este comentário vai ser barrado, mas me lembro que mesmo no transporte regular existem veículos que um dos bagageiros virava “cama” para o motorista auxiliar, ou no caso dos veículos de dois andares, um dos espaços atrás da cabine de condução tinha cama para motoristas. Creio que hoje isso reduziu, só deve existir em serviços de longa distância como os internacionais. Não vejo tão errado ter uma cama em um dos bagageiros, desde que obviamente seja um espaço seguro para o segundo condutor descansar. Mas aí é outra história.
Os cara mal quer pagar um salário digno, escolas para eles são muito gasto.
É muita exigência, preparo profissional, riscos e cobranças, para tão mísero salário! Além disto, é preciso abrir mão do lazer e da família, se quiser se manter firme no quadro da empresa. QVT (qualidade de vida no trabalho) passa longe!
Falta salário amigão ninguém quer ser responsável por 44vidas e ganhar 3000 reais por mês primeiro começa consertar os salários
Sim concordo, salário nesse mercado profissional não condiz com a responsabilidade,de vidas na sua mão,pelo os gastos que um profissional tem que ter , CNH , curso transp de passageiros, exame toxicológico,muita cobrança em cima dos motoristas e ficar longe dias de suas famílias, isso ninguém vê
Dormir embagageiro e brabo ,isto quando o coletivo está parado ,quando em movimento algumas empresa deixava a última poltrona para o ptc, mas o problema é os puxasaco ,que as vezes sabem , menos que vc é que esculachar , o salário que já ganhei cinco , hj muito mal dois salario, prefiro continuar apertando catraca , mesmo tento vários cursos do sest senat .
Sim concordo, salário nesse mercado profissional não condiz com a responsabilidade,de vidas na sua mão,pelo os gastos que um profissional tem que ter , CNH , curso transp de passageiros, exame toxicológico,muita cobrança em cima dos motoristas e ficar longe dias de suas famílias, isso ninguém vê
Eu acho incrível uma empresa coloca um veículo de mais de 500.000,00 nas mãos do motorista,44vidas,exige horário bom atendimento, curso de todo tipo, motorista dorme em bagageiro, pra toda essa responsabilidade um salário de 3.000,00 ??? Qual dos chefes aceita sair do escritório e ir pra estrada por um salário deste ??.
Tenho categoria D curso de transporte coletivo mais não tenho experiência como consigo.
Arrumar um emprego!
A vergonha e safadeza começa com os salarios oferecidos pelas empresas, muita exigência e salários esdrúxulos, como querem profissionais assim?! São quase 5 mil reais para se capacitar entre cursos transporte coletivo de passageiros e mudança de categoria na CNH, altíssima responsabilidade em transportar vidas, um trabalho que exige muito e tirando à vida social deste profissional, às empresas tomem vergonha na cara e passa a valorizar e respeitar o profissional motorista, compensa muito mais investir comprar o próprio ônibus abrir empresa de turismo e começar aos poucos.
Com esse salário rs, melhor fazer entregas de delivery e só ter uma cg 150kkkkk
Se não dão oportunidade..só contratam com experiência… experiência adquire onde????…e qual a diferença do médico e do motorista!?…quanta responsabilidade pra ganhar 2 mil!.
Profissional qualificado tem, o que falta é valorização… Muita cobrança, muita exigência, muita responsabilidade pra um salário de quase 3 mil, estou na Real Expresso ha 2 anos dos colegas que entraram comigo, só ficou eu, dos que indiquei depois q entrei não ficou nenhum, todos pediram a conta, escala apertada, folga só quando vc reclama, te sugam além do seu horário e não pagam hora extra, quando pagam não pagam tudo, não tem profissional que aguente…
Trabalho em uma das grandes do país. Não há curso de formação nenhuma. Exigem experiência num salário que até o urbano paga mais.
Não somente a responsabilidade, mas o conhecimento de eletrônica embarcada doa carros atraente, cobram bom atendimento, escalas apertadas e folgas escassas…
Quando mexerem no salário quem sabe as coisas melhoram pois infelizmente hoje ninguém quer mais ser motorista
Quando melhorar o salário que hoje deveria ser mínimo inicial uns 4.600.00 na carteira ai vão ter de volta bons profissionais, já trabalhei em temporadas onde em uma semana de trabalho dormia só 3 noites em casa o resto na estrada para ganhar menos de 3.500 com os descontos tá loco , trabalho hoje 8 hs no aplicativo uber almoço em casa janto em casa dormo em casa e ainda faço 200 por dia livre despezas, quando pagarem bem eu volto.
Eu também concordo com todas as perguntas .EU mesmo tenho CNH AE ,curso transporte coletivo como eu não tenho experiência nunca mi deram oportunidade ,as empresas deveriam dar qualificação pra quem querem si qualificar nessa área dar treinamento,como a pessoa vai adquirir experiência se as empresas não dão oportunidade é curso e treinamento. Empresas pensão bem bora colocar treinamento e curso de capacitação para novos motorista
Não tem Salário só os Empresários querem Ganharrr
Não tem Salário só os Empresários querem Ganhar
O salário só vai aumentar realmente na falta de motorista mesmo, se não achar ninguém interessado em fazer.
Desta forma o salário e benefício melhora
profissionais existe e muitos só que eles não querem mais se submeter a tantas cobranças absurdas para ganhar um salário de fome com poucos benefícios, fora os dias que ficam fora de casa, tem empresa que dao folga para o motorista chegando de viajem. Então essa área está ficando escassas porque ninguém quer só os que estão tirando as categorias agora aí as empresas ano vão querer gastar com cursos se mal remunera seus funcionários com salário descente.
Eu tenho experiência com ônibus urbano trabalho na melhor empresa do Brasil flores 8 anos tenho 10 anos como motorista de caminhão tenho todos os cursos resolução em dia direção defensiva eles não aceitam fala que minha experiência não serve porque não no turismo isso e balela tão precisando nada
Muita exigência, muita responsabilidade, muito trabalho e pouco salário
Até parece que faltam motoristas. Se isso fosse verdade, um motorista de caminhão ou ônibus estaria ganhando uns 5 mil de salário em carteira. Eles seriam valorizados. Você não vê em lugar nenhum vagas pra rodoviário muito difícil. Conversa fiada. Toda profissão que falta profissionais, eles são valorizados. São poucas empresas que valorizam um motorista.
Não é bem assim não. Há 2 semanas fui na gontijo aqui na minha região, onde eles dizem q estão precisando de motoristas. Tenho experiência de 2 anos com carreta e mais uns 4 com caminhão truck. Sabe o q me disseram?:que eu não sirvo , se eu quisesse teria q entrar na escolinha p o ano que vem…
É simples ,o profissional do volante está mal remunerado ,os mais novos não querem nem pensar em seguir essa profissão pouco insentivo muita cobrança pedimos salários
Tô fora manda os dono e suas mulheres seus filhos dirigirem pra ver se aguentam a bucha bando de ganancioso avarentos
Falta motorista qualificado? Não meu amigo vc está errado motorista qualificado tem demais ,falta é um salário digno, falta é respeito, condições de trabalho, pq com uma responsabilidade dessa nas mãos,além do patrimônio da empresa e a carga preciosa q transportamos q são seres humanos o motorista deveria ser bem mais reconhecido e valorizado por isso q muitos estão deixando essa profissão e partido pra outros horizontes q realmente pagam por tanto esforço e responsabilidade.