Governo de SP faz mais desapropriações em Guarulhos para extensão da Linha 2-Verde
Publicado em: 4 de novembro de 2022

Imóveis são necessários à implantação de estações, ventilações, saídas de emergência e vias elevadas da linha metroviária no Município; total de áreas ultrapassa 80 mil metros quadrados
ALEXANDRE PELEGI
Em novo decreto publicado no Diário Oficial do Estado de SP desta sexta-feira, 04 de novembro de 2022, o governo de São Paulo continuo os processos de desapropriação de áreas necessárias à extensão da Linha 2-Verde sentido Guarulhos.
Este é o segundo decreto com a mesma finalidade em menos de um mês.
Como mostrou o Diário do Transporte, em decreto publicado no dia 12 de outubro passado, o governador Rodrigo Garcia declarou de utilidade pública para fins de desapropriação cerca de 171 mil metros quadrados de imóveis necessários à implantação das estações, ventilações, saídas de emergência e pátio da Linha metroviária.
As áreas declaradas de utilidade pública para fins de desapropriação somam cerca de 81,6 mil metros quadrados. São imóveis necessários à implantação das estações, ventilações, saídas de emergência e vias elevadas da linha metroviária no Município.
A desapropriação será feita pela Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, por via amigável ou judicial.
O prolongamento da Linha 2-Verde objeto da desapropriação visa a Fase 2, trecho final da obra, que chegará a Guarulhos. Entre a Penha e a via Dutra, em Guarulhos, serão mais 5,9 km e cinco estações.
A atual extensão até Penha, chamada Fase 1, está em obras. Quando este trecho estiver concluído, a Linha 2-Verde terá 23 km de extensão, com 22 estações desde a Vila Madalena. Passará a ser a linha de metrô mais extensa de São Paulo, conectando-se diretamente com as linhas 1-Azul (Paraíso e Ana Rosa), 3-Vermelha (Penha), 4-Amarela (Paulista), 5-Lilás (Chácara Klabin), 15-Prata (Vila Prudente) e 11-Coral (Penha), transportando mais de 1,1 milhão de pessoas por dia.
Veja abaixo o print do Diário Oficial do Estado com o Decreto:
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes