Garcia destrava implantação do Trem Intercidades após acordo com Governo Federal

Governo de São Paulo poderá seguir com a implantação e operação do TIC Eixo Norte (São Paulo a Campinas), o que inclui o lançamento da licitação da PPP

ALEXANDRE PELEGI

O Trem Intercidades, no trecho de São Paulo a Campinas, está perto de se tornar realidade.

Nesta sexta-feira, 04 de novembro de 2022, o governador do estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, assinou acordo de cooperação técnica com o Ministério da Infraestrutura que destrava a licitação do TIC (Trem Intercidades).

O acordo dá ao governo paulista as condições necessárias para viabilizar a implantação e a operação do TIC Eixo Norte.

Com isso, o edital da licitação da parceria público-privada poderá ser finalmente lançado.

O acordo prevê que a futura concessionária do TIC Eixo Norte assumirá os direitos e as obrigações da CPTM no trecho ferroviário da Linha 7-Rubi.

Com o documento, serão encaminhadas diretrizes da PPP para a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e para o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) que definirão as ações necessárias à implantação do TIC Eixo Norte.

Além disso, o acordo contempla as segregações entre trilhos de cargas e de passageiros, graças à prorrogação antecipada do contrato de concessão da MRS Logística S.A.

Em nota, o governo de São Paulo ressalta que o projeto TIC Eixo Norte compreende inicialmente o eixo entre os municípios de Campinas, Jundiaí e São Paulo, sendo constituído por três eixos:

= Serviço Linha 7, com 35,2 km, integrado ao sistema metroferroviário, ligando a estação Barra Funda a Francisco Morato, atendendo, ainda, as cidades de Caieiras e Franco da Rocha;

= Serviço de trem intermunicipal “parador” de passageiros, com 66 km, que unirá Francisco Morato a Campinas, atendendo, ainda, as cidades de Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Jundiaí e Louveira; e

= Serviço de transporte ferroviário intermunicipal de passageiros, expresso, com 101,2 km, ligando a cidade de São Paulo (estação Barra Funda) e Campinas, com parada em Jundiaí, integrado ao sistema metroferroviário.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
   
Assine
     
Comentários

Comentários

  1. João Antônio Alves disse:

    Rodrigo Garcia canalha vagabundo. O pior governador da história do Estado de São Paulo. Vai direto pra lata de lixo da história.

Deixe uma resposta