Expresso Turístico da CPTM passa a vender bilhetes somente online

Foto: Diário do Transporte

A empresa tem estudos para ampliar o serviço com maior capacidade de passageiros, serviço diferenciado e vagão restaurante para atender o público

WILLIAN MOREIRA

A convite da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) o Diário do Transporte realizou nesse feriado de Finados, 2 de outubro de 2022, uma viagem especial do Expresso Turístico até a vila histórica de Paranapiacaba, na cidade de Santo André, ABC Paulista.

O motivo especial foi para apresentar o novo carro ferroviário de passageiros (nome correto destinado para o transporte de pessoas),  recentemente restaurado, e apresentar a Litorina, veículo ferroviário que foi integrado na composição do trem para essa viagem e que tem projeção de ser fixo no serviço.

A VIAGEM

Com partida exatamente às 8h30 da Estação da Luz e em um percurso de cerca de 90 minutos para chegar até Paranapiacaba, os passsageiros foram acomodados no último carro do trem, que neste passeio era formado da seguinte maneira: locomotiva, seguido da Litorina, o carro ferroviário restaurado e outros dois carros de passageiros parecidos com o restaurado.

O carro possuía a composição de dois bancos em cada lado, totalizando quatro assentos por fileira, contando com bagageiro superior, dois sanitários e sistema de som para informações.

Ao iniciar a partida por meio do sistema de som dos trens, os passageiros recebiam informações históricas de cada área por onde se passava. Por exemplo, ao passar pela Mooca, informações do Museu do Imigrante; ao chegar no ABC, informações sobre a empresa de combustíveis e empresas automotivas. Chegando em Rio Grande da Serra, uma breve explicação da cidade e de sua importância, assim como ao chegar ao destino, o passageiro recebe informações do local, enriquecendo seu conhecimento sobre Paranapiacaba.

Ao chegar na vila o trem estaciona em um galpão restaurado pela CPTM que manteve suas características originais e com cobertura, o que no caso de clima chuvoso evita desconforto no embarque e desembarque do trem.

Foi neste local que Luiz Otávio, Chefe de Departamento de Novos Negócios da CPTM, concedeu uma entrevista para a imprensa, respondendo os questionamentos da mídia sobre o serviço de turismo.

NOVIDADES E FUTURO DO EXPRESSO TURÍSTICO

Segundo Luiz Otávio, a partir de agora a experiência do Expresso Turístico se inicia pelo meio online, uma vez que a comercialização em bilheteria presencial na Estação da Luz  foi encerrada para um atendimento mais cômodo e dinâmico na internet, com a oferta de novos roteiros e viagens a cada 15 dias, permitindo ao cliente selecionar os destinos de Jundiaí, Mogi das Cruzes e Paranapiacaba (o mais concorrido).

Isto se incrementa aos projetos futuros do serviço com o uso da Litorina para compor o trem. E é nela em que um serviço diferenciado é estudo para ser oferecido com alimentação básica como um kit lanche, por exemplo, assentos mais confortáveis e controle da ambientação por meio de ar condicionado, já que suas janelas não podem ser abertas como nos outros carros ferroviários, ainda sim tomando o zelo para permitir uma experiência agradável para todos os presentes, independente do valor pago ou serviço selecionado.

”Temos o planejamento de utilizar a Litorina no comboio do Expresso Turístico e ele terá um serviço diferenciado. Estamos em tratativas com o governo para poder ter a tarifa correta e entregar para a população uma experiência de viagem diferente. Vai ser aplicado para todos os carros mas a Litorina possui esse diferencial que ela tem uma climatização, ela tem as janelas vedadas, então realmente a expectativa é ter uma diferenciação aqui, mas o serviço será bom para todos os carros, não vai deixar nada a desejar”, explicou o chefe de departamento de novos negócios da CPTM que deseja aumentar a relevância da empresa no turismo nacional.

Ainda neste ano mais um carro ferroviário restaurado será entregue, deixando a composição do trem com quatro carros de características parecidas, além da Litorina.

”Hoje o serviço já conta com dois carros que foram revitalizados, mas nossa meta é entregarmos mais dois carros neste ano ainda, um está ativo, está neste passeio hoje e a previsão do segundo é ser entregue em dezembro deste ano ainda. Ele (o carro de passageiros) será no mesmo molde do que vocês puderam conhecer hoje que já está na sequência da Litorina no comboio. A expectativa é bem bacana e é interessante você ver os amantes de trem, de transporte ter esse carro que estava largado teoricamente e entregue de novo a um serviço turístico. Nós queremos criar essa relevância no turismo nacional tendo em vista que o serviço já existe. Oferecer o serviço de bebidas e alimentos é uma possibilidade, uma realidade e sim a gente pode (conceder), nos vamos estudar para viabilizar uma possível concessão”, completou dizendo também que é estudada a aquisição de um carro restaurante no futuro para oferecer alimentação e bebidas mais aprimoradas mesmo que seja com este serviço, o de alimentação concedido para iniciativa privada. Já o Expresso Turístico atualmente não está no radar de privatização ou concessão.

O trem restaurado recebeu restauro no piso, o teto, novas caixas de som, iluminação, os bancos foram trocados e a parte mecânica também recebeu atenção em áreas como o rolamento, rodeiros e o os truques como um todo.

Ainda segundo o departamento de novos negócios, é possível que instituições, associações e entidades privadas possam no serviço do Expresso Turístico realizar sessão de filmagens ou fotografia, exposição ou divulgação de produtos e marcas para o público, atividades promocionais, festas, shows e outras ações que agregam para o envolvido e também para o passageiro.

Atualmente o preço do Expresso Turístico é de R$ 50 o preço integral, com a disponibilidade de meia para alguns públicos conforme as regras da empresa. As partidas são sempre aos sábados, domingos e feriados saindo da Luz às 8h30 e retornando do ponto de destino às 16h.

Neste período o cliente pode conhecer o local através de guias ou por conta própria, devendo retornar no horário estimado para voltar até a estação Luz no mesmo trem.


Willian Moreira para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
   
Assine
     
Comentários

Deixe uma resposta