Campinas consegue impedir na Justiça que grupos sindicais fechem terminais urbanos
Publicado em: 3 de novembro de 2022

Liminar obtida pela Emdec determina multa de R$ 10 mil por hora por cada terminal impactado
ALEXANDRE PELEGI
A prefeitura de Campinas, por meio da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), obteve liminar que determina a proibição do fechamento de terminais urbanos.
Concedida nessa quarta-feira, 02 de novembro de 2022, a decisão impõe pena de multa de R$ 10 mil por hora para cada terminal em caso de descumprimento.
A Emdec impetrou a ação após manifestações de grupos ligados ao Sindicato dos Rodoviários de Campinas nos dias 28 de outubro e 1º de novembro, que atuaram para fechar terminais urbanos.
De acordo com a Emdec, “a decisão menciona a garantia da posse livre, regular e o pleno funcionamento dos terminais urbanos de ônibus e, consequentemente, a manutenção do serviço essencial de transporte coletivo urbano de passageiros até o término das eleições do sindicato dos rodoviários”.
O presidente da Emdec, Vinicius Riverete, ressaltou que “o intuito foi impedir, com instrumentos legais, estas intervenções, que impactam negativamente na vida dos usuários do transporte público coletivo”.
Na nota publicada nesta quinta-feira (03), a Emdec afirma que é lamentável que uma situação interna do sindicato da categoria afete o serviço de transporte coletivo, que é essencial para a população.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes