Transportes metropolitanos e municipais em São Paulo não registram grandes problemas com gratuidade no 2º turno das eleições

Ônibus em Paranapiacaba, os mais vazios, mas os mais desconfonfortáveis e antigos das viagens realizadas pela reportagem

Já quanto aos rodoviários, houve longas filas nos guichês de algumas empresas e usuários citaram falta de passagens

ADAMO BAZANI

Os transportes metropolitanos e municipais na Grande São Paulo ocorreram sem grandes problemas neste domingo, 30 de outubro de 2022, com as gratuidades para todos os passageiros no segundo turno das eleições.

A STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos), de forma oficial, informou que as equipes de monitoramento de metrô, monotrilho, trens metropolitanos, trólebus e ônibus não detectaram anormalidades.

No transporte municipal da capital paulista, gerenciado pela SPTrans (São Paulo Transporte), ocorrem em redes sociais reclamações quanto a tempo maior de espera. A previsão era de que os ônibus seguissem tabelas de horários semelhantes às de sábado. No meio do dia, o prefeito Ricardo Nunes, ao lado do secretário executivo de Transportes e Mobilidade Urbana, Gilmar Pereira Miranda, e do presidente da SPTrans, Levi Oliveira, divulgou um vídeo dizendo que as operações dos ônibus da cidade de São Paulo estavam normais, sem grandes problemas.

O Diário do Transporte entre 8h e 18h30 deste domingo esteve em diversas linhas em trajetos entre Santo André, no ABC Paulista, e a capital, e em linhas internas de Santo André.

Foi possível ir sentado em todos os meios de transporte, com exceção de um trólebus entre Santo André e São Bernardo do Campo, que estava lotado.

Quanto ao tempo de espera, o que mais chamou a atenção por superar 20 minutos foi uma linha municipal de Santo André, a B63 (Jardim Alvorada / Vila Palmares – Via Bairro Paraíso) municipal de Santo André – Viação Vaz, por volta de 8h15.

Já na linha que estava mais lotada, a 286 (Terminal Santo André Oeste/Terminal Ferrazópolis -São Bernardo do Campo) EMTU – Trólebus – Corredor ABD/ NEXT Mobilidade, demorou pouco mais de dez minutos para o veículo chegar, por volta de 9h30.

O ônibus que chegou mais rápido foi o da linha T23 (Cidade São Jorge/Estação Santo André) municipal de Santo André/Viação Guaianazes, com menos de um minuto de espera, por volta de 16h.

O ônibus mais vazio, por volta de 15h15, foi o da linha 040 (Paranapiacaba/Santo André – Prefeito Saladino) – EMTU comum NEXT Mobilidade, com quatro passageiros em quase toda a viagem.

Já o modelo mais confortável foi o veículo da linha 218 (São Bernardo do Campo – área Verde / São Paulo – Terminal Tietê) – Seletivo EMTU/ NEXT Mobilidade, por ser um seletivo, de padrão superior aos urbanos convencionais. O ônibus foi comprado 0 km e tem menos de três meses de uso. Entre os itens encontrados estava: poltronas reclináveis com padrão semelhante a couro, tomada USB para carga de celular em todos os lugares e individuais, suspensão a ar, ar-condicionado com saída individual, vidros escurecidos, cortinas, assoalho semelhante a madeira.

O ônibus mais simples e menos confortável foi da linha 424 (Rio Grande da Serra/Paranapiacaba) – EMTU comum/ NEXT Mobilidade, sem ar condicionado, que fazia mais barulho e pulava, mesmo com o trajeto tendo um pavimento relativamente regular.

Quanto ao sistema de trilhos, por volta de 13h30, um dos embarques foi na Estação Portuguesa-Tietê, sentido Jabaquara, com desembarque na estação da Luz e, na mesma estação, mas na área da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), o embarque pouco antes de 14h00 ocorreu na linha 10-Turquesa (Serviço 710), com desembarque em Rio Grande da Serra.

Em todas as estações, no trajeto entre 13h30 e 14h45, aproximadamente, não havia superlotação e os bloqueios estavam livres, ou seja, o passageiro passava pela catraca, mas não precisava encostar o bilhete.

O que chamou a atenção da reportagem foram longas filas em alguns guichês do Terminal Rodoviário Tietê, por volta de 11h30. Os ônibus rodoviários intermunicipais também concederam gratuidade.

Os guichês com maior fila eram da empresa Pássaro Marron (com N mesmo no final).

A empresa atende a destinos como Aparecida, São José dos Campos, Guaratinguetá, Taubaté, Campos do Jordão, Jacareí, Itajuba, entre outros.

Usuários reclamaram que para alguns destinos, as passagens já tinham se esgotado e ficaram sem viajar, inclusive, quem tinha necessidade de deslocamento, além da finalidade para passeio.

Abaixo veja as linhas utilizadas e as fotos:

1) B63 (Jardim Alvorada / Vila Palmares – Via Bairro Paraíso) municipal de Santo André – Viação Vaz

2) 286 (Terminal Santo André Oeste/Terminal Ferrazópolis -São Bernardo do Campo) EMTU – Trólebus – Corredor ABD/ NEXT Mobilidade

3) 218 (São Bernardo do Campo – área Verde / São Paulo – Terminal Tietê) – Seletivo EMTU/ NEXT Mobilidade

4) Linha 1 Azul (Santana/ Tucuruvi) Metrô SP

5) Serviço 710 (Jundiaí/Rio Grande da Serra)/Linha 10 (Luz Rio Grande da Serra)  – CPTM

6) 424 (Rio Grande da Serra/Paranapiacaba) – EMTU comum/ NEXT Mobilidade

7) 040 (Paranapiacaba/Santo André – Prefeito Saladino) – EMTU comum NEXT Mobilidade

8) T23 (Cidade São Jorge/Estação Santo André) municipal de Santo André/Viação Guaianazes

9) TR 101 (Terminal Santo André Oeste/Terminal Vila Luzita) municipal de Santo André/Suzantur

10) TR 103 (Terminal Vila Luzita/Terminal Santo André Oeste – via Paço) municipal de Santo André/Suzantur

11) T15 (Terminal Santo André Oeste/Hospital Mário Covas – via bairro Paraíso) municipal de Santo André)/Viação Guaianazes

No trólebus da linha 286, a maior lotação

Ônibus seletivo da NEXT Mobilidade, o mais confortável

Estação da Luz, com movimento tranquilo no meio da tarde

Estação Portuguesa-Tietê com movimento tranquilo no meio da tarde

Terminal Vila Luzita em Santo André, com bastante movimento, mas por volta de 17h, ônibus davam conta

Linha T23, de Santo André, a que chegou mais rápido

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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Comentários

Comentários

  1. CASSIO ROGERIO SABINO disse:

    Tive informação concreta que a Piracicabana se recusou a dar gratuida entre Americana e São Paulo

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