Guarulhos vai conceder gratuidade nos ônibus municipais neste domingo (30) -2º turno, após decisão judicial

Poder público demonstra preocupação quanto a custeio

ADAMO BAZANI

A prefeitura de Guarulhos confirmou na manhã desta sexta-feira, 28 de outubro de 2022, que vai seguir decisão judicial e irá conceder gratuidade nos ônibus municipais neste domingo (30), segundo turno das eleições.

Inicialmente, a gestão tinha negado o benefício alegando custos para o município e que a maior parte dos eleitores mora bem perto de onde vota, sem necessitar de transportes públicos.

A gratuidade valerá para o dia todo.

Em nota, a prefeitura demonstra preocupação em relação aos custos já que terá de subsidiar as empresas de ônibus.

A Prefeitura de Guarulhos irá acatar a decisão judicial que determinou a gratuidade no transporte público. Mas esclarece que o Município teve no primeiro turno das eleições apenas 16% de abstenções, uma das menores médias históricas de abstenção às urnas, mesmo sem oferecer transporte gratuito. O índice fica bem abaixo de outras cidades que ofereceram o transporte de graça aos eleitores. Isso ocorre porque a maioria absoluta dos eleitores, por determinação da Justiça Eleitoral, vota em locais próximos de suas residências e não dependem de transporte público. Recentemente a população local realizou a biometria, o que fez com que quase a totalidade já vote em um local próximo de sua residência. Contribui ainda o fato de o transporte gratuito precisar de ser subsidiado pela administração, a um custo não previsto no orçamento.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
   
Assine
     
Comentários

Deixe uma resposta