BYD assina carta de intenções com Governo da Bahia para investimentos em produção de baterias e veículos elétricos
Publicado em: 28 de outubro de 2022

Objetivo é investir cerca de R$ 3 bilhões, diz governador Rui Costa, que disse que o protocolo envolve a instalação de três fábricas no Estado
ALEXANDRE PELEGI
Uma carta de intenções assinada entre o governo da Bahia e a BYD, gigante chinesa na produção de veículos elétricos, deve trazer uma série de investimentos na região.
O governador Rui Costa anunciou que o termo, assinado na quinta-feira, 27 de outubro de 2022, contemplaria o processamento de lítio para a produção de baterias, além da fabricação de veículos elétricos, de ônibus, caminhões a automóveis.
Rui Costa disse que a parceria envolve investimento de R$ 3 bilhões.
A BYD do Brasil confirmou a assinatura do termo, que teve a presença de seu diretor-presidente, Tyler Li. A fabricante chinesa, no entanto, não se manifestou a respeito do conteúdo do acordo.
O anúncio foi divulgado pelo governador baiano por meio de sua conta no Instagram.
Rui Costa anunciou que a o protocolo envolve “a instalação de três fábricas aqui na Bahia”.
Costa foi mais longe, afirmando que a negociação vai gerar mais de 1200 empregos diretos, “só durante o período de implantação, além de impulsionar o desenvolvimento industrial e comercial no estado”.
Ele disse que “todas as unidades começam a ser implantadas em junho de 2023” e produzirão chassis de ônibus e caminhões elétricos e veículos de passeio elétricos e híbridos e processar lítio e ferro fosfato.
O acordo, de acordo com a imprensa regional, envolveria incentivos fiscais até dezembro de 2032, por meio do Proauto.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes