VÍDEO: Tumulto na estação Santo André da CPTM; PM prende homem acusado de agredir funcionários na manhã desta quinta (27)
Publicado em: 27 de outubro de 2022

Imagens mostram que passageiros tentaram impedir agressão contra suspeito; CPTM diz que usuário se revoltou porque teve gratuidade negada
ARTHUR FERRARI/ADAMO BAZANI
Na manhã desta quinta-feira, 27 de outubro de 2022, por volta das 6h50, a Polícia Militar foi acionada para atender um chamado de agressão na Estação Prefeito Celso Daniel da Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), em Santo André.
Segundo a operadora de trens, um homem, que teve a gratuidade para acessar o sistema de trens negada por não ter direito ao benefício, teria agredido uma agente de segurança.
Imagens feitas por passageiros mostram que o suspeito foi abordado por agentes de segurança e policiais ferroviários. Houve agressões mútuas de acordo com os vídeos.
Usuários se revoltaram com a cenas e alguns tentaram impedir as agressões atribuídas aos policiais contra o suspeito.
Em nota, a CPTM informou ao Diário do Transporte que o tumulto ocorreu após o passageiro solicitar e ter a gratuidade negada, passando a agredir verbal e fisicamente os funcionários após ter o bilhete pago por uma pessoa que estava no local.
Segundo a Companhia, o homem foi detido e encaminhado pela polícia ao 1º DP de Santo André, onde um boletim de ocorrência por lesão corporal foi registrado.
Confira a nota na íntegra:
“Na manhã desta quinta-feira (27/10), por volta das 06h50, a Polícia Militar foi acionada para atender ocorrência de agressão de um passageiro contra uma agente de segurança na estação Santo André, da Linha 10-Turquesa da CPTM.
O tumulto ocorreu após o passageiro solicitar gratuidade para acessar o sistema e ter o pedido negado, por não possuir amparo por lei para alegar o benefício. Ele passou a ofender o agente da companhia, teve sua passagem paga por uma pessoa que estava no local e, já dentro da estação prosseguiu com as ofensas, bateu nos validadores de bilhetes e agrediu uma agente enquanto tentavam acalmá-lo. Quando ele foi imobilizado, houve reação de pessoas que aguardavam o trem.
A Polícia Militar deteve o passageiro, conduzindo-o à sala operacional e posteriormente encaminhado ao 1º DP de Santo André, acompanhado de colaboradores da CPTM, onde foi registrado Boletim de Ocorrência por Lesão Corporal”
Através das redes sociais o Prefeito Paulinho Serra disse que repudia veementemente o ato de violência cometido na abordagem, e disse que cobrou a devida investigação e punição aos culpados tanto por parte da CPTM quanto pelo Governo do Estado.
Veja o vídeo:
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Como sempre, a PF vai dizer que apenas se defendeu do rapaz. Errou: sim, porém, não é com violência que se resolve. E, a gloriosa Polícia Militar sempre sem preparo, agindo violentamente contra os usuários do trem.
Bom Dia Alexander, concordo com suas palavras. O que o governo queria era números de policiais, e para tanto não houve o preparo necessário para tanto. Espero sinceramente que esse novo governo venha a olhar por essa parte também, que merece ser revista e revisada ao pé da letra. Pois a polícia é preparada para agir quando precisa e quando se faz, necessário agem com truculência ou então fazem de conta que eles nem estão ali. É algo que precisa ser tratado com mais intensidade também. Isso sem contar na saúde e transporte. Fica com Deus !!!
As duas partes estavam erradas, sim, com certeza. Mas me pergunto, se o passageiro em questão teve sua passagem paga por uma outra pessoa, porque então ele partiu pra agressão, porque então ele não foi procurar os direitos dele de outra forma. As pessoas andam com os nervos a flor da pele e encontram uma polícia despreparada e mal remunerada.
Meus amigos,procurar seus direitos? Acho que ainda esta dormindo,esse e um pais sem leis.
Passageiro não tem direito de gratuidade, desacata a funcionária e ainda ficam esse monte de pescoços fazendo baderna sem saber qual o motivo da detenção, nos anos 70 iriam tomar várias borrachadas para não se meterem no trabalho dos policiais e agentes, e parabéns aos mesmos, quanto ao prefeito, lamentável seu comentário, onde sequer Ele tem qualquer ingerência por se tratar de transporte controlado pelo estado, muita tolerância com quem não quer cumprir regras.
E isso que eu entendi prefeito de santo André vai levar esse passageiro para casa dele kkkkk.Sem comentários até porquê o que o povo não faz para chamar atenção.
Não existe coitado nessa história o passageiro agredir um funcionário que está ali cumprindo com sua função trabalhando honestamente, enquanto isso um monte de fofogueiros fazendo arruaça e cuidando da vida dos outros,quando o trem atrasa reclamam,deveriam pegar o seu rumo e destino ao seu trabalho só isso,*TODOS SEMPRE VÃO GRAVAR A AGRESSÃO DOS SEGURANÇAS MAS NUNCA GRAVAM A AGRESSÃO DO INDIVÍDUO NÉ*
Por isso que esse pais esta a porcaria que está. Um marfinal desse pode fazer o que quer, agredir um funcionário e se o funcionario revida ele esta errado e o maeginal se faz de coitado. Por essas e ohtras que os bandidos estao tomando connta do pais e a populacao ai da apoia.
Se ele bateu e ofendeu um funcionario tem que apanhar mesmo
Muitos falam que a policia é despreparada mas quando são assaltadas um celular e pertences no ponto de ônibus ai recorre aos policiais, o safado ja teve a passagem paga pro outra pessoa e ainda quis causar, então ele xinga e os agentes tem que ouvi e ficar quieto? Quem é empregado tem que fazer valer as regras da empresa.
Pelo video só da para ver o cara sendo arrastado e um segurança chutando o rosto dele, Depois o policial militar espirrando spray nos usuários da estação.
O PM não estava sofrendo risco nenhum para tentar conter algum tipo de motim.
Se o cara agrediu alguém naquele momento já estava contido então não poderia ser agredido com chutes no rosto…
Por isso a impunidade tá reinando ,o povo fica c pena de vagabundo q causa transtorno e agride funcionário .tadinho ! Tadinho nada !não sabe respeitar as leis da sociedade tem q apanhar mesmo ! Já q preso não vai …eh o mínimo !