Blumenau (SC) assina contrato com a Fonplata para obter investimento de mais de 62 milhões de dólares na mobilidade

Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Blumenau

Parte do valor também será aplicado em ações de saneamento básico

WILLIAN MOREIRA

A Prefeitura de Blumenau (SC), por meio do prefeito Mário Hildebrandt, tornou oficial nesta quarta-feira, 26 de outubro de 2022, o contrato celebrado com o Fonplata (Banco para o Desenvolvimento da Bacia da Plata) para receber 62,5 milhões de dólares em investimentos para obras de mobilidade urbana e saneamento.

Todo o montante está dividido em duas formas, sendo U$ 50 milhões fruto de financiamentos e os outros U$ 12,5 de contrapartidas do município, representando mais de 300 milhões de reais em investimentos nos dois setores.

“É pra mim uma alegria assinar hoje este contrato, pois foi uma meta pela qual trabalhamos muito nos últimos cincos anos, desde que assumi a função de vice-prefeito. Hoje, como prefeito, posso anunciar esses novos investimentos com a certeza de que a eles irão melhorar em muito a vida das pessoas”, afirma o prefeito em nota divulgada para a imprensa.

Do total, U$ 27 milhões revertidos para a mobilidade em obras como a implantação do Corredor Norte, o projeto prevê em 20 quilômetros de extensão as melhorias aplicadas ao  longo da Rua Dr. Pedro Zimmermann e ruas adjacentes, no trecho que compreende a Rua 2 de Setembro até a Rua Rio Bonito,  inclusive com ações de requalificação e reurbanização.

Com isso será possível a integração do sistema viário da região norte ao centro por meio de vias mais acessíveis e seguras também para os pedestres, além da diminuição do tempo de deslocamento pelo transporte coletivo.

O restante do valor será revertido no saneamento como em obras do sistema de abastecimento de água, incluindo a mudança e ampliação da captação de água bruta, além da reforma e ampliação da ETA II.

O município de Blumenau (SC) terá um prazo de cinco anos para executar as obras e de outros 15 para efetuar o pagamento total do empréstimo, com quatro anos de carência.

SOBRE O FONPLATA

O Fonplata é um fundo de investimento atuando como um banco de desenvolvimento regional, formado por países que fazem parte do Mercosul e da Bolívia. Foi criado em 1977, reunindo recursos da Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai e tem como sua missão o apoio à integração dessas nações vizinhas na busca por um desenvolvimento mais igualitário e inclusivo, dentro deles e entre as áreas de influência da bacia do Rio Prata, por meio de operações de crédito.

Para Blumenau as negociações começaram em 2017 e no ano seguinte em 2018, o programa começou a ser estruturado para ser aprovado em 2019.

Depois disso passou pela análise e aprovação da Secretaria do Tesouro Nacional, Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, Casa Civil da Presidência da República e Comissão de Assuntos Internacionais do Senado Federal, para chegar a data da assinatura do contrato.

Willian Moreira, para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
   
Assine
     
Comentários

Deixe uma resposta