SMTT de Maceió (AL) se reúne com concessionárias do transporte coletivo para fiscalizar o cumprimento dos serviços ofertados

Empresas que não apresentarem atuação satisfatória poderão perder o contrato com o município

ARTHUR FERRARI

Na última terça e quarta-feira, dias 18 e 19 de outubro de 2022, a SMTT (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito) de Maceió (AL) recebeu as concessionárias São Francisco e Real Alagoas, responsáveis pelo transporte coletivo da cidade, para acompanhar os índices do primeiro mês do Plano de Metas instituído pela Superintendência em agosto.

De acordo com a prefeitura, dados dos indicadores dos serviços como confiabilidade foram contabilizados através dos atributos de cumprimento de viagens, pontualidade das partidas, segurança e interação, que contam como pontuação para a quantidade de reclamações dos usuários, sendo possível fazer o levantamento do que é ou não cumprido pelas empresas, oferecendo orientações para melhorar os serviços, com os resultados efetivos sendo contabilizados trimestralmente e os parâmetros de qualidade dos serviços oferecidos sendo avaliados.

Os primeiros dados apresentados resultaram em 96% para a Cidade de Maceió, 98% da São Francisco e 100% da Real Alagoas, no cumprimento dos serviços.

Ainda segundo a prefeitura, após a fiscalização, as empresas que atingirem pontuação inferior a 90%, estarão em descumprimento das metas estabelecidas e serão punidas com notificações, que em caso de reincidência podem levar até a extinção do contrato de prestação de serviço.

Para a diretora do SIMM (Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió), Paula Isanelle, o Plano de Metas é fundamental para acompanhar as empresas estão cumprindo os atributos das viagens realizadas diariamente. “Estamos sempre melhorando o serviço, entendendo as necessidades dos usuários através das demandas que chegam, já que parte dessa nota é ouvi-los para cobrar mensalmente da empresa de forma incisiva, efetiva e extraindo notas trimestralmente. Essa primeira reunião foi importante para que a gente conseguisse alinhar e, inclusive, perceber uma melhoria grande entre a primeira e segunda quinzenas do mês de setembro em todos os atributos”, diz Paula.

“Estamos monitorando diariamente a operação nas ruas com a população, para que o serviço melhore a cada dia. Esperamos bastante melhorias com o passar do tempo e que o cidadão maceioense fique cada vez mais satisfeito com o transporte coletivo de Maceió”, completa Francisco Pina, gerente de planejamento da Real Alagoas.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
   
Assine
     
Comentários

Deixe uma resposta