Santo André prorroga por mais 15 anos contrato com empresas de ônibus, sem alarde e sem licitação
Publicado em: 18 de outubro de 2022

Decisão foi publicada em edição o Diário Oficial do feriado em jornal que é de empresário de ônibus
ADAMO BAZANI
Sem alarde, sem licitação e com pouca transparência.
É assim que as empresas de ônibus do Consórcio União Santo André vão ficar mais 15 anos atuando no ABC Paulista.
Na edição do feriado de 12 de outubro de 2022, do Diário Oficial de Santo André, que é publicado no jornal Diário do Grande ABC, de propriedade do empresário de ônibus da cidade, Ronan Maria Pinto, a prefeitura, por meio da SATrans (Santo André Transportes – gerenciadora municipal) publicou a prorrogação do contrato com as companhias de ônibus por mais 15 anos.
O contrato, que passou a vigorar em 2002, iria até 07 de maio de 2023, mas a partir desta data, vai durar mais uma década e meia.
É o quarto aditivo contratual com as empresas de ônibus deste lote.
Formam o Consórcio União Santo André:
– Viação Guaianases (Ronan Maria Pinto)
– Viação Curuçá (Ronan Maria Pinto)
– Viação Vaz (Ozias Vaz)
– TCPN – Transportes Coletivos Parque das Nações (Carlos Sófio)
– ETURSA – Empresa de Transportes Urbanos Rodoviários de Santo André (Ronan Maria Pinto).
O Consórcio União Santo André opera um dos subsistemas de Santo André.
O outro subsistema, o de Vila Luzita, é operado pela Suzantur (Claudinei Brogliato) de forma provisória desde 2016, quando a Expresso Guarará declarou falência. De início, a operação deveria ser emergencial de seis meses, mas já chega a seis anos e, apesar das várias promessas de lançamento de licitação, a prefeitura não comenta mais datas.
A publicação do Diário Oficial no Diário do Grande ABC não traz o valor da prorrogação de contrato.
O documento oficial também não traz os motivos da prorrogação, que é permitida contratualmente, desde que a prefeitura justifique.
O Diário do Transporte pediu um posicionamento da prefeitura de Santo André que, depoois de dois dias, respondeu que o procedimento foi legal.
A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, esclarece que a renovação/prorrogação do contrato de concessão do transporte coletivo foi precedida do devido processo para constatação do atendimento às exigências legais para a prorrogação, conforme procedimento estabelecido na legislação aplicável no contrato e segundo entendimento da melhor doutrina sobre o tema.
O contrato prorrogado foi precedido de regular licitação, e todas as ocorrências posteriores, inclusive esta recente prorrogação, atendem ao regramento legal e contratual.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
QUE BACANA ! Vou aqui perguntar ao prefeito se é lícito e de seu conhecimento, isso ,,,haja visto a assinatura do Vereador Almir Cicote seu colega.
Pior linha de ônibus que já vi, santo André deixar muito a desejar, ônibus velhos,demorado caro simplesmente horrível o transporte coletivo aqui onde moro!!!!
E uma vergonha essa suzatur onde vc espera 40 min por um ônibus santo André não merece essa empresa que e a pior coisa que tem em Mauá bom o povo andreense deviria comprar resposta do secretário de transporte pq se erra emergencial por 6 meses fazendo 6 anos e não abril licitação olha onde está a propina em nossa frente e nos fingimos de cegos
Muito cuidado Adamo, algumas vidas foram ceifadas para manter esse grande negócio. Cuidado
Essa galera é da pesada
O transporte público de Santo André é horrível só ônibus velho como pode uma empresa continuar na cidade depois de tanto caos e pagando o cara para isso
Agora é a hora do povo pedir a interferência do ministério público.
É Santo André nas mãos desse consórcio sem transparência nenhuma tudo as escondidas .
Terminal Santo André, mau planejado pequeno, aberto, escuro e abandonado,transita qualquer pessoa!
Sem falar nos banheiros em péssimas condições.
Isso quer dizer que o transporte vai continuar um lixo. Por isso não voto nesse prefeito, gastou dinheiro pra eleger a esposa, a população que se f***.
A suzatur e umas das melhores. No transporte urbano dre santo André. Novo da linha 101 e 103 e dos bairro também a suzatur tem que ficar operando no terminal de vila luzita
Tristeza, se houvesse uma participação dos cidadãos do Bairro Parque João Ramalho (Linha T16, T18) … decepção, anos de reclamações, agora + 15 anos se uma prestação de serviço péssima, motoristas sem preparo e treinamento para lidar com semelhante, mau humor, períodos longos de espera, e pagamos por isso, quem decidiu por todos nós não depende de transporte público, não tem o mínimo de empatia e devia ter, sua decisão afetou muitos cidadãos da cidade, infelizmente pra que melhorar né? O importante é o $ não ver o cidadão satisfeito e com qualidade de vida, pra que termos vida?
É só pesquisar na internet o nome do empresário dono da viação de transporte (RONAN MARIA PINTO) e se tem a conclusão do porque da renovação, alguém na Prefeitura também está sendo forçado a renovar os contratos milionários ?!??
Por isso a gente não consegue pegar a carteirinha de estudante porque ganham ainda mais, bagunça no agendamento, má vontade dos funcionários… Tô ano inteiro pagando passagem inteira prós meus filhos por conta da bagunça
B21 dessa linha não passa nunca, é um descaso!!
Bando de pilantras, é motorista que vai de ônibus pra casa pra jantar e não volta, ou então apagam tudo no ônibus e vão embora, olha só sei que uso essa linha há mais de uma década e nada muda.