Cambé (PR) faz pesquisa com usuários do transporte coletivo

Foto: prefeitura de Cambé (PR)

Resultados devem ser divulgados em fevereiro de 2023 e devem compor a revisão do Plano Municipal de Mobilidade Urbana

ALEXANDRE PELEGI

Desde agosto de 2022 a prefeitura de Cambé, cidade na região metropolitana da Londrina (PR), vem fazendo uma consulta pública a respeito da qualidade do transporte coletivo da cidade.

O objetivo é mapear a realidade do sistema de ônibus municipais e coletar sugestões da população, como a sugestão de novas linhas de ônibus e horários.

As opiniões deverão compor a revisão do PMU – Plano Municipal de Mobilidade Urbana.

A pesquisa abrange diversos tópicos: oferta de ônibus, carregamento, embarque e desembarque, sugestão de rotas e satisfação com o serviço prestado.

Além da revisão do PMU, os dados e informações vão ajudar a definir a abertura de processos licitatórios para a contratação de uma empresa, além da possibilidade de criar um Fundo Municipal de Mobilidade Urbana.

A pesquisa e o estudo sobre a revisão do PMU estão sendo feitos por meio de contrato de prestação de serviço com o Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Social (Itedes), vinculado à Universidade Estadual de Londrina.

A primeira etapa da consulta foi realizada em agosto, quando os pesquisadores conversaram com usuários do transporte público sobre a qualidade do serviço prestado e a necessidade de novas linhas.

A arquiteta urbanista do Itedes, Danaê Fernandes, conta que os agentes foram até o Terminal Urbano de Cambé para entender quais são os principais elogios e críticas a respeito do transporte coletivo da cidade.

Nessa primeira parte da pesquisa o objetivo foi identificar os pontos positivos e negativos do transporte coletivo. Para tanto, os pesquisadores aplicaram um questionário de satisfação, pelo qual os usuários avaliaram os serviços de transporte classificando-os como muito satisfeito, satisfeito, nem satisfeito nem insatisfeito, insatisfeito e muito insatisfeito.

Nesse 13 de outubro, quinta-feira, foram apresentados os primeiros resultados do trabalho.

A pesquisa completa estará disponível até o início do mês de novembro.

Além da pesquisa de satisfação com os usuários, os técnicos do Itedes realizaram também pesquisas de campo.

A maior parte das críticas coletadas até agora diz respeito ao valor das tarifas, de R$5,70, tanto para viagens dentro do município quanto para o metropolitano.

Já outros pontos como o acesso às linhas de ônibus, a pontualidade e a segurança tiveram destaque positivo.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
   
Assine
     
Comentários

Deixe uma resposta