Senado autoriza Criciúma (SC) a contratar crédito externo de até 25 milhões de dólares para Projeto de Transporte e Mobilidade Urbana

Projeto prevê implantação de ciclovias e calçadas

Esta é a segunda etapa de investimentos obtidos junto ao Fonplata; em fevereiro de 2020, cidade já havia captado 17,5 milhões de dólares para a mesma finalidade

ALEXANDRE PELEGI

O Município de Criciúma, no Estado de Santa Catarina, e o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata – FONPLATA foram autorizados pelo Senado a celebrar a contratação de operação de crédito externo no valor de até 25 milhões de dólares para financiar parcialmente o “Projeto de Transporte e Mobilidade Urbana de Criciúma”, 2ª etapa.

Este é o segundo crédito obtido pela prefeitura junto ao FONPLATA.

Como mostrou o Diário do Transporte, em fevereiro de 2020 a prefeitura celebrou a contratação de operação de crédito externo no valor de até 17,25 milhões de dólares para a 1ª Etapa do Projeto.

O relator do pedido de empréstimo junto ao Senado, Esperidião Amin (PP-SC), explicou que o município entrará com uma contrapartida de pouco mais de US$ 6 milhões.

De acordo com Amin, estes investimentos serão muito importantes para garantir a infraestrutura urbana, especialmente na mobilidade, ou seja, no transporte dentro do município, na circulação das pessoas e das riquezas, em uma região que é muito ativa economicamente.

Criciúma é o polo administrativo e econômico da região carbonífera, e também o segundo município mais urbanizado do Estado do sul do Brasil.

De acordo com o FONPLATA, está prevista a realização de obras em: i) novas vias com geometrias adequadas às vias motorizadas e ativas; (ii) duplicação e alargamento de vias; (iii) reabilitação de pavimentos; (iv) implantação de ciclovias e calçadas; (v) adequação geométrica das interseções para todos os modos; (vi) implantação de vias exclusivas para transporte público; (vii) micro-drenos adequados para as novas geometrias viárias; (viii) equipamentos e instalações de semáforos; e (ix) iluminação, sinalização e instalação de equipamentos de engenharia de tráfego.

Além das obras mencionadas, também serão implementados: i) sistema centralizado de gestão de semáforos; (ii) inclusão de novos controladores de semáforos; e iii) a infraestrutura de comunicações e o necessário sistema operacional de gestão e monitoramento.

Por fim, para a adaptação às mudanças climáticas, serão financiadas também melhorias na drenagem pluvial da Bacia do Rio Criciúma e o condicionamento do Parque Ecológico Cerro Cechinel.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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