Transporte público de Itupeva (SP) tem déficit acima dos R$ 11 milhões
Publicado em: 12 de outubro de 2022

A informação foi constatada por estudo financeiro do sistema e seus impactos durante a pandemia
WILLIAN MOREIRA
O transporte público da cidade de Itupeva (SP) tem um déficit financeiro de R$ 11,1 milhões devido à pandemia do coronavírus. O montante é resultado dos estudos financeiros realizados pela Memphis Engenharia.
Representantes da empresa compareceram na Câmara de Itupeva na última segunda-feira, 10 de outubro de 2022, e apresentaram estes estudos aos vereadores.
O estudo mostrou que os custos da operação aumentaram entre março de 2019 e junho de 2022, período que contempla também a pandemia da covid-19, em que o diesel aumentou 112,7%, o preço dos pneus 59,7% e o salário dos motoristas em 6,1%. Entretanto a tarifa se manteve a mesma.
Os 11,1 milhões de reais de acordo com o levantamento apresentado pela Memphis à Câmara seriam suficientes para a compra de 15 novos ônibus; atualmente, a frota que atende a cidade conta com um total de 22 veículos, sendo que 14 deles têm de nove a 10 anos de uso, o que eleva bastante a idade média da frota.
Cristina Afonso, representante da empresa de consultoria, apresentou também aos parlamentares o projeto de uma Rede Integrada de Transporte Coletivo para Itupeva, com metas de integrar linhas, prover investimentos no setor, implantar o uso de tecnologia e oferecer maior conforto aos usuários. A proposta inclui a implementação do Bilhete Único, usando como espelho da ideia o transporte da cidade vizinha de Jundiaí.
A reunião contou também com a presença do secretário de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, Jair Gomes e representantes da Viação Itupeva, atual concessionária do transporte local.
Willian Moreira para o Diário do Transporte