Governo de SP define desapropriações de mais de 170 mil metros quadrados de imóveis para extensão da Linha 2-Verde até Guarulhos

Obras da extensão da Linha 2-Verde, Fase 1. Reprodução Metrô de SP

Ações visam implantação das estações, ventilações, saídas de emergência e pátio de trens; em outro decreto, mais 8.600 m² de desapropriações para monotrilho da Linha 15, para adequação do sistema viário da Avenida Ragueb Chohfi

ALEXANDRE PELEGI

Em dois decretos publicados no Diário Oficial do Estado de SP desta quarta-feira, 12 de outubro de 2022, o governo de São Paulo iniciou os processos de desapropriação de áreas necessárias à extensão da Linha 2-Verde sentido Guarulhos, e de adequação viária da avenida Ragueb Chohfi para implantação do elevado do sistema monotrilho da Linha 15-Prata.

No caso da extensão da Linha 2-Verde as áreas declaradas de utilidade pública para fins de desapropriação somam cerca de 173 mil metros quadrados. São imóveis necessários à implantação das estações, ventilações, saídas de emergência e pátio da Linha metroviária.

Já na Linha 15-Prata, os imóveis estão localizados entre a Rua Forte do Macaé e a Estação Jacu Pêssego, e as desapropriações (cerca de 8500 m² de área) serão feitas para adequação do sistema viário da Avenida Ragueb Chohfi, “de forma a garantir o atendimento dos requisitos de traçado e operação do sistema monotrilho”.

A desapropriação será feita pela Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, por via amigável ou judicial.

O prolongamento da Linha 2-Verde objeto da desapropriação visa a Fase 2, trecho final da obra, que chegará a Guarulhos. Entre a Penha e a via Dutra, em Guarulhos, serão mais 5,9 km e cinco estações.

A atual extensão até Penha, chamada Fase 1, está em obras. Quando este trecho estiver concluído, a Linha 2-Verde terá 23 km de extensão, com 22 estações desde a Vila Madalena. Passará a ser a linha de metrô mais extensa de São Paulo, conectando-se diretamente com as linhas 1-Azul (Paraíso e Ana Rosa), 3-Vermelha (Penha), 4-Amarela (Paulista), 5-Lilás (Chácara Klabin), 15-Prata (Vila Prudente) e 11-Coral (Penha), transportando mais de 1,1 milhão de pessoas por dia.

Veja abaixo os prints do Diário Oficial do Estado com os Decretos:


Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

 

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
   
Assine
     
Comentários

Comentários

  1. Paulo disse:

    Desconectou da linha 10 turquesa?

  2. Nel disse:

    Nem o Rodoanel tá pronto ! Metrô em Guarulhos, conhecendo nosso governo ,kkkkkk

  3. Alberto Duarte disse:

    Todo projeto do metrô começa com um projeto e uma promessa, e quase sempre termina “encurtada” um exemplo bem clássico foi o da linha 1 azul com duas estações suprimidas (Mazzei e Jaçanã) no seu trecho norte.

  4. Silva Marques disse:

    Guaianasesaianases investimentos no transporte nada né

  5. GILCILENE ARAUJO disse:

    Olá! Gostaria de saber como está a desapropriação para a continuação da avenida Roberto Marinho e o parque linear que a acompanha! Obrigada!!!

  6. Margarete Fernandes disse:

    Desde outubro que saiu no diário oficial a desapropriação, nosso imóvel está nessa relação, há mais de oito anos assinamos as procurações para a equipe jurídica e até hoje, agosto de 2023, não tivemos nenhuma resposta. A rua está praticamente destruída e algumas poucas casas continuam de pé, sem previsão de mudança, só destruição.

Deixe uma resposta