VÍDEO: Sem seguranças para impedir, passageiros da linha 1-Azul do Metrô entram sem pagar tarifa na estação da Luz
Publicado em: 10 de outubro de 2022

Espaço livre entre catracas e uma parede permite que pessoas passem caminhando sem dificuldades
ARTHUR FERRARI/WILLIAN MOREIRA
A reportagem do Diário do Transporte flagrou dezenas de passageiros entrando sem realizar o pagamento da tarifa na estação da Luz, na Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo, nesta segunda-feira, 10 de outubro de 2022.
A ausência de seguranças no local permite que as pessoas passem caminhando livremente pela passagem entre as catracas e uma parede.
O Diário do Transporte procurou o Metrô e aguarda um posicionamento sobre o ocorrido.
Veja o vídeo:
Neste mesmo local no começo de agosto um homem foi esfaqueado após reagir a um assalto. Ele precisou ser levado ao hospital.
Relembre:
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte
Willian Moreira, para o Diário do Transporte
essa estacao ha muito tempo praticamente é livre a entrada, ja observei pessoas estranhas a operação metroviaria tomando conta da linha de bloqueios e captando bilhetes . praticamente paga quem quer ali, pode se considerar uma estação gratuita., largada pela administração .
Cadê os agentes de segurança Metrô. Contratem mais, não é possível que não vejam o quantos está defasada a segurança nas suas linhas.
acontece direto nas estações da linha 1, segurança do metrô só serve pra oprimir trabalhador.
Podia ter aberto a imagem um pouco mais e pego o pessoal pulando a catraca do lado direito da imagem também.
Não tem nenhum segurança nas linha 01 , 02 e 03, cadê os agentes de segurança do metrô, vamos nos mobilizar e exigir que contratem mais.
Caro amigo! Entendo seu apelo, mas só para fins de conhecimento: sou do concurso de 2019 e não chamaram ninguém ainda, o secretário de segurança acha que não tem urgência em contratar mais agentes de segurança. Quase cinco anos para homologar um concurso tão importante.
Sabe o que mais me impressiona?
É ter pessoas que pensam que isso não volta para eles mesmos. Se a população não paga o serviço que foi prestado para ela, o serviço começa ter uma prestação ruim por falta de dinheiro no caixa. Isso resulta em metrô ruins, estações sem manutenção, sem limpeza e outros.
O pior mesmo é perder um serviço público muito bom, que foi construído e pago com o nosso dinheiro, através dos impostos.
Ajudam a sucatear e depois é vendido a preço de banana para os empresários, depois não reclame do serviço cara e ruim do poder privado.
como dizem os políticos são reflexo dos cidadãos.
Estive em São Paulo em setembro, 22
Na estação da Sé,Paulista. Outras 2. Vimos várias passando sem pagar.
Agentes que nem olham, pessoas que pulam a catacra. E O AGENTE, fica conversando, Saem do local frequentemente…Injustiça para quem paga né!
Política de destruição do patrimônio público não vê quem não quer tudo pensado ccr de olho
Sucateamento total do metrô. Parece que estão querendo privatizar isso ai.
Então né , nos usa os postos de gasolina não tem frentista vc poe sua gasolina e paga. Agora pensa como seria com a galera sempre tentando levar vantagem em tudo. #22
Para quem diz que o segurança não faz nada, nunca observou a população indo contra os agentes de segurança por conta de uma burla no sistema ou combate ao comércio ambulante. Afinal para a boa parte da sociedade, a ação da segurança em barrar uma. Burla por conta de míseros 4,40 ou combater comércio ilegal é desproporcional, então sacam ocelular e filmam dizendo que a segurança é truculenta.O combate contra os problemas está cada vez mais difícil no sistema não só ocorrem em decorrência da falta de funcionários, mas por conta do desrespeito contra as autoridades públicas de forma geral que cumprem o que é regido pela lei e regulamento.
Não vejo novidade, na linha 3 em Itaquera já vi muito maloqueiro passando por debaixo da catraca sem pegar, claro só um cara com corpo de palito passa mas muitos passam, querer tapar buraco com PM e não ter segurança próprio mostra que não querem gastar dinheiro pra dar segurança de quem usa todo dia, vergonha e depois não sabem porque muitos querem que privatize o Metrô.
Um absurdo essa estação na Luz saída Washington Luís /Ministério da Fazenda. PASMEM : FECHA AS 21H e a gente que mora próximo em.que sair pela saída da linha amarela em frente à prédios abandonados, sem segurança nenhuma e totalmente vulneráveis num local super perigoso. A saída da Washington Luís, fica ao lado da central de Polícia e não tem um segurança, um policial pra nós defender e por isso, PASMEM, passou a fechar as 21H!!! Quem sai do trabalho as 22h tem que voltar pra casa e se arriscar pela saída da linha amarela onde além de escuridão prédio e abandonados e invadidos por usuários se droga e moradores de rua. Um desrespeito ao usuário QUE PAGA sua passagem e não tem segurança, proteção e tem que se sujeitar as regras da gestão da linha azul que é péssima! Já falei com a ouvidoria, já pedi diversas vezes para deixar em a saída Washington Luís/Ministério da Fazenda ao menos até 22h30min. E a resposta q obtive por escrito,PASMEM mais um pouco: “” ao chegar, a noite de sei trabalho, procure qualquer funcionário do metro e peça pra ele abrir o portão para a senhora!!!”” E aí saio de lá como? Se a escada que aparece aí no vídeo, por conta de moradores de rua, está repleta deles dormindo no degrau e urinando no ralo????? Sem segurança, mulher e com 60 anos???!!! Alô aqui em nome das demais mulheres, moças, senhoras e todos os homens pois somos vítimas de uma gestão que alega não ter contingente devido a pandemia porém cobra a cada viajem os absurdo 4,40 que só dão direito a uma viagem e não tem recursos pra contratar pessoas ou fazer ao menos uma parceria com a polícia e deixar um postinho ou viatura móvel ali até ao menos 23h ??? Moradores dos prédios na Brigadeiro Tobias e, Washington Luis que compraram seus imóveis novos com a facilidade da mobilidade, hoje tem como eu , que usar um Uber pra chegar em casa apos 22h pois o perigo é enorme. Fora que a estacao so abre as 6h da manhã pelo mesmo motivo. E o problema é igual pois não tem seguranças. Afinal , quem é o povo usuário do metro que sustenta a máquina para se ousar a pedir por seus direitos???? Deixo aqui a minha revolta e espero que dela, além de matéria, gerem retorno em forma de providências em prol dos usuários PAGANTES.
Lorena Perez
O Governo disse que ia botar PMs nas estações. Agora que perderam a eleição duvido muito. Cobre deles.
BOA TARDE!
GOSTARIA MUITO DE LER A RESPOSTA DO METRÔ SOBRE ESSA IMPORTANTE ENTREVISTA, ESTÁ AÍ O REFLEXO DA FALTA DE EDUCAÇÃO,DA IMPUNIDADE ETC ETC …NOS ÔNIBUS DE SP TAMBÉM EXISTEM MUITOS QUE PULAM A CATRACA NOS TERMINAIS DE ÔNIBUS DA CAPITAL PAULISTA,ENQUANTO OS OPERADORES VÃO AO BANHEIRO FAZER AS SUAS NECESSIDADES.
EXISTE UMA LINHA DA SP TRANS NA ZONA LESTE ( 2713-10 METRÔ PENHA/CHÁCARA BELA VISTA )ONDE NIMGUÉM PAGA PASSAGEM E OS OPERADORES AINDA SÃO TRATADOS COM DESRESPEITO POR ALGUNS QUE UTILIZAM A LINHA.
Esses que não pagam são os eleitores do Lula, gente desonesta que só pensa em levar vantagens, em detrimento da honestidade.
O metrô tá um absurdo de descaso, marreteiro tem mais que passageiros. Pior que a CPTM. Sem falar na insegurança, superlotação e tudo mais. Estação Pedr I, pedintes abordando passageiros nas bilheterias. E Aí?
Acho que o problema não é bem a falta da catraca… é só olhar alguns países com melhor educação aonde não tem catraca nem em metrô nem em ônibus.
Complete o ditado: a ocasião faz o…???
Quando é conveniente a honestidade tira férias.
Sou do concurso de agente de segurança do Metrô de 2019, e ninguém ainda foi chamado, o Dória congelou o concurso por achar que nossa contratação não tem nexo com a segurança pública. Nós anos 90 o número de usuários era bem menor que hoje e tinha mais funcionários que hoje.
A educação do brasileiro é uma comédia mesmo…
Hoje presenciei cenas absurdas de vândalos pulando catracas, passando por baixo e etc. E não estou generalizando a vestimenta, o gênero, a idade, nem nada, pq o que mais me assustou foi ver pessoas de todas as idades (adolescentes e pessoas com idade avançada), gêneros (homens, mulheres, LGBTQA+) e vestimenta (arrumadas, engravatadas e tbm desleixadas) se portando dessa maneira NA FRENTE DO SEGURANÇA DO METRÔ. E não o julgo, pois além de estar sozinho, ele já tinha uma idade avançada. Afinal, o que ele poderia fazer para colocar ordem? Provavelmente no passado ele deve ter tentado chamar outros para ajuda-lo, porém sem sucesso. Td reflexo de uma péssima gestão/administração tanto do metrô e cptm que não conseguem conter a população, a falta de policiamento com tantos relatos de assalto e vandalismo no local, e a falta de educação da população, pois educação vem de casa, valores morais se aprende em sociedade. E tds ali sabiam que estavam errados, pois riam do segurança presente na catraca. Confesso que tive medo de estar ali, pois se nem uma catraca e um segurança eles respeitavam, pq com nós trabalhadores seria diferente?