Porto Alegre (RS) pode ter passe livre no segundo turno das eleições
Publicado em: 5 de outubro de 2022

Projeto de lei foi encaminhado para a Câmara Municipal nesta quarta (5)
ARTHUR FERRARI
O prefeito de Porto Alegre (RS), Sebastião Melo, encaminhou à Câmara Municipal nesta quarta-feira, 5 de outubro de 2022, o projeto de lei que inclui a previsão de passe livre nas eleições com voto obrigatório.
De acordo com Melo, no primeiro momento a intenção era definir gratuidade aos passageiros em vulnerabilidade social, mas em conversa com os vereadores da base do governo foi definido o projeto pelo passe livre irrestrito. “Um tema caro à população, como o acesso ao transporte, foi usado de forma demagógica e eleitoreira a poucos dias do primeiro turno. Como somos um governo de diálogo e construção, voltamos à Câmara para enfrentar a pauta de forma transparente e com responsabilidade”, diz o prefeito.
De acordo com a prefeitura, na última quinta-feira, 29 de setembro de 2022, o prefeito e integrantes da gestão estiveram no Ministério Público para definir acordo e viabilizar a gratuidade à população de baixa renda, na construção que envolveu ainda Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público de Contas e a presidência da Câmara Municipal, definindo o passe livre no dia 2 de outubro, no primeiro turno das eleições, por decisão judicial, como mostrou o Diário do Transporte.
Relembre:
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte