VÍDEOS: Criminosos colocam fogo em ônibus na zona Norte de São Paulo e causam terror em passageiros e trabalhadores do veículo
Publicado em: 4 de outubro de 2022

Ataque ocorreu na Avenida Deputado Cantídio Sampaio, um suspeito foi preso no fim da tarde desta terça (04)
ADAMO BAZANI
Um grupo de criminosos atacou um ônibus do sistema municipal da capital paulista no fim da tarde desta terça-feira, 04 de outubro de 2022.
O veículo da empresa Sambaíba foi cercado pelos bandidos na Avenida Deputado Cantídio Sampaio, entre os números 5000 e 6100, na região da Brasilândia, que estava com alto movimento de pedestres, carros, motos e ônibus.
Passageiros e os trabalhadores do veículo ficaram aterrorizados.
Além de o bando ter colocado fogo no ônibus, os marginais também jogaram pedras contra o serviço de transporte público.
Apesar da truculência dos criminosos, ninguém ficou ferido.
A motivação da ação criminosa ainda vai ser apurada
O veículo ficou parcialmente destruído.
Pelo local, passam as seguintes linhas de ônibus cujos passageiros foram prejudicados por estes bandidos
819A/10 -CPTM Vila Aurora/Jardim Primavera
971C/10 – COHAB Brasilândia/Metrô Santana
971R/10 – CPTM Jaraguá/Metrô Santana
8194/10 – Perus/Terminal Cachoeirinha
8548/10 – Jardim dos Cunhas/Terminal Lapa
9008/10 – Parque de taipas/Terminal Cachoeirinha
9009/10 – COHAB Brasilândia/Terminal Cachoeirinha
9011/10 – CPTM Jaraguá/Terminal Cachoeirinha
9023/10 – Parque de Taipas/Terminal Pirituba
A SPTrans (São Paulo Transporte) informou que a operação foi normalizada em seguida.
A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, informa que às 17h30 desta terça-feira (4), ocorreu ato de vandalismo envolvendo o ônibus de prefixo 21.405 da linha 971R/10 CPTM Jaraguá – Metrô Santana.
O caso se deu na Avenida Deputado Cantidio Sampaio com a Rua Monte Alegre do Sul, em Parada de Taipas, sentido centro.
A SPTrans repudia atos de vandalismo. A Polícia Militar e a equipe de fiscalização da empresa foram acionadas. No momento, a operação do sistema está normal.
É sempre importante lembrar:
CRIMES
Apesar de, inacreditavelmente, algumas pessoas defenderem estes elementos, misturarem os assuntos e até reclamarem quando a realidade dos fatos é colocada, mas muito mais que puro vandalismo, ataques a veículos de transportes coletivos, colocar em risco a integridade física de passageiros, fiscais, motoristas e cobradores, além de impedir circulação de serviço essencial, são classificados como crimes pelo Código Penal Brasil.
A lei é clara em classificar como criminoso quem comete crime.
Veja os artigos:
O artigo 163 do Código Penal deixa claro que destruir inutilizar ou deteriorar o bem ou serviços de uma união, tanto estado, quanto município é considerado crime contra o patrimônio público. São enquadrados também bens privados a serviço público, que é o caso de ônibus de concessionárias e permissionárias de transporte público.
O artigo 262 considera crime expor a perigo meio de transporte público, impedir-lhe ou dificultar-lhe o funcionamento. A pena é de detenção, de um a dois anos.
O artigo 132, por sua vez, classifica como crime expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente.
No caso de incêndio a ônibus, outro artigo pode ser invocado.
O artigo 250 descreve o delito de incêndio, que consiste na atitude de gerar um incêndio que coloque em risco a vida ou os bens de outra pessoa e cita o transporte como fatores de agravamento da pena: c) em embarcação, aeronave, comboio ou veículo de transporte coletivo; d) em estação ferroviária ou aeródromo;
QUEM COLOCA FOGO EM ÔNIBUS É SUBCATEGORIA ATÉ NO MUNDO DO CRIME
Na escala do crime, bandidos que atacam ônibus são considerados inferiores e, sem habilidades intelectuais ou mesmo com baixa inteligência, são recrutados para fazerem o serviço braçal para seus chefes dos bandos. Isto é, no próprio mundo do crime, quem ateia fogo em ônibus é considerado massa de manobra, descartável e inferior. Seria uma espécie de subcategoria de indivíduo numa estrutura criminosa, por não ser capaz de pensar em ações mais elaboradas e por não ter competência e habilidade para combater forças policiais, já que normalmente estes elementos atacam cidadãos e trabalhadores desarmados.
Em suma, quem coloca fogo em ônibus é o baixo escalão e dificilmente, passará disso. Na maior parte das vezes, existem mandantes, ou seja, a quem o incendiador serve, com seu papel não passando disso: obedecer o bandido-chefe.
Manifestações?
Já em supostas manifestações (o Direito Brasileiro não considera ataque a ônibus como forma de manifestação), quem coloca fogo ou depreda acaba se tornando um criminoso, uma vez que pratica atos previstos nos artigos 163, 262, 132 e 250 do Código Penal.
O agravante é que além de prejudicar sua própria comunidade, tira o foco da manifestação e o transfere apenas para o ataque.
As emissoras de TV, rádios, jornais e sites, na maior parte das vezes, enfatiza o ataque, mesmo porque, os órgãos de imprensa têm de dar destaque à utilidade pública., ou seja, informar que determinadas linhas de transporte público foram prejudicadas, que houve interrupção de serviços, que há risco de as pessoas irem a determinado local. O suposto motivo da manifestação pode até ser citado, mas nunca com destaque.
Além disso, na imensa maioria das vezes, estas “manifestações” com fogo ou ataques em ônibus não resultam em nada e o suposto motivador destes atos não é resolvido.
Um exemplo é a injusta violência policial contra os mais pobres, seja por racismo ou outras formas de exclusão social. Em nenhuma comunidade, a violência policial acabou por causa de fogo em ônibus.
“Molecagens”
Da mesma forma, depredações a ônibus ou outros meios de transporte público feitos por ação em bando ou grupos, sejam de jovens voltando de bailes, praias ou outros eventos, enquadra os autores nas mesmas tipificações criminais.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Eu já falei varias vezes, enquanto depredar ônibus ou queimar não for tratado na lei como terrorismo sem fiança essa piada vai continuar, e o povo pagando a conta.
Isto é o sinônimo de quem não teve um pai, pra uma boa sova quando erra, ou coloca a vida dos outros em risco. A lei agora proíbe pais de surrar seus filhos. Mas se morrer uma vida, que seja apenas uma vida?? Quem vai pagar?? Insanidade destes “moleques” sem pai. Não há justificativa prá isso…queimar pneus na via, tudo bem.
O mesmo cara que depreda ônibus é o mesmo cara que ama carros (e não quebra porque tem dó. Tipo Gearhead por exemplo).
Isso é a pura falta de Leis mais rigorosas, contra qualquer ato de violência,
Cobrar da família, as despesas e os prejuízos causados por seus filhos.
Trabalhar para a sociedade para pagar as despesas com a sua reclusão.
Hoje quem paga algumas das despesas dessas crianças, são os impostos dos trabalhadores,
Creches, transportes gratuitos escolares, Upas, Amas, Auxílios, etc.
Queria ver se eles têm coragem de colocar fogo em ônibus do crime organizado.
Eles estão fazendo isso pq a recompensa é churrasco e cervejinha.
Parabéns pelo belíssimo artigo, Adamo Bazani.
Isso já passou da hora de ser considerado ato de terrorismo, mediante ao número de delitos que se enquadra no código penal e de segurança pública, ainda mais por motivo que não trás nenhum benefício como resposta perante uma manifestação, prejudicando mais ainda a própria comunidade que irá ficar com um veículo a menos para prestar o serviço, aumentando o tempo de intervalo entre ônibus, e causando mais lotação, além do normalmente não tolerável!
Ué os meninos foram atrás de um dinheirinho pra tomar uma cervejinha, como o cobrador não tem dinheiro em caixa aí eles ficou nervoso, estão revoltados com os meninos pq? Se nas urnas o povo elegeu um ladrão não entendi o que o povo quer.
A direita conserva, a esquerda destrói, tomara
que os alienados ou mude seu voto ou não tenha os coletivos para ir até as zonas de votação
Lamentável uma atitude demente em destruir um veículo que contribui para ajudar a população a se locomover no dia dia
Tem que por na cadeia que faz uma coisa dessa
O ônibus novinho, que desperdício…
Tem que parar de tratar isso como um crime comum de “ah, só vou até a esquina se a gente não alcançar ninguém deixa pra lá” , tem que tratar isso como um crime de terrorismo do tipo “não haverá descanso enquanto não pegar essa molecada e jogar na cadeia e deixar lá pra apodrecer” .
Com certeza essas bandidagens querem intimidar o povo em favor do PT
Na concepção de muitos,pequenos tráficos e roubo a celulares não consiste em crime, atear fogo em coletivos provavelmente não será em futuro governo.viva a liberdade
Vai ver que pensaram que o Lula já tinha ganhado e por isso já teriam liberdade pra cometer crimes. Meninos deixem pra depois do dia 30 pra cometer crimes.
Esses aí são alguns dos que querem o Lula na presidência da república.
Tomem cuidado com seu voto tem político mau caráter que aliás a maioria são defendendo esses marginais.