Problemas da madrugada na linha 5-Lilás (ViaMobilidade) não foram resolvidos e passageiros sofrem na volta para casa
Publicado em: 4 de outubro de 2022

Há falha em sinalização
ADAMO BAZANI
A linha 5-Lilás de metrô, operada pela ViaMobilidade, tem sido sinônimo de dificuldades para os passageiros nesta terça-feira, 04 de outubro de 2022.
Desde madrugada, logo no início das operações, os trens seguem lentos e param mais tempo nas plataformas. A empresa não conseguiu resolver o problema e nem tem previsão para isso.
A concessionária diz que “devido à falha de sinalização, os trens da Linha 5-Lilás estão circulando com velocidade reduzida e maior tempo de parada apenas entre as estações Capão Redondo e Campo Limpo”
Mas tanto em contato direto com o Diário do Transporte como pelas redes sociais, os passageiros dizem que a situação difícil não se restringe a este trecho apenas.
Sistemas metroferroviários funcionam como “carrossel”. Uma redução de velocidade em um determinado trecho pode impactar toda uma linha. Há inclusive os avisos sonoros para evitar que os passageiros segurem as portas em uma estação porque isso prejudica toda a linha.
Se a situação no pico da manhã não foi fácil, no fim de tarde e início de noite, a situação ruim não fica para trás.
“Acabei de pegar a linha lilás e segue lenta, toda ela. Até pior que pela manhã”, disse a usuária Renata, em contato com o site.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes