Toledo (PR) inicia pesquisa sobre o transporte coletivo
Publicado em: 30 de setembro de 2022

Dentre as perguntas estão vários itens, que vão desde a qualidade das calçadas e vias, conduta dos motoristas, pontualidade, uso de tecnologia e até o valor atual da tarifa
ALEXANDRE PELEGI
Desde essa quinta-feira, 29 de setembro de 2022, a prefeitura de Toledo, cidade interior do Paraná com mais de 140 mil habitantes, iniciou uma pesquisa com os usuários do transporte coletivo.
Os questionários foram formulados em parceria entre a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/Campus Toledo).
A prefeitura afirma que a intenção é melhorar os serviços dos ônibus urbanos, incluindo questões como a finalidade e rotas, além de situações referentes à qualidade do transporte e mobilidade.
O engenheiro de tráfego da SSMU, Fabiano Faria, explica que a pesquisa visa consultar a opinião dos usuários e da comunidade pelos serviços da concessionária, detectando o que é preciso melhorar, e a partir daí definir critérios de planejamento para os próximos anos.
“Esta ação faz parte de uma cooperação técnica entre a Universidade e a Prefeitura de Toledo. A participação da população é muito importante e pode ser feita através de um dos entrevistadores ou pela internet”, explicou.
Dividido em duas partes, o questionário primeiro contempla um panorama sobre as linhas, tempo de permanência nos veículos, finalidade e frequência do uso do transporte público, além de sugestões.
Já na segunda parte, as perguntas buscam colher avaliações sobre a prestação atual dos serviços.
“O entrevistado tem cinco opções de resposta: ‘Bom’, ‘Regular’, ‘Ruim’, ‘Péssimo’ ou ‘Não Conheço’”, explicou Fabiano.
Dentre as perguntas estão vários itens, que vão desde a qualidade das calçadas e vias, conduta dos motoristas, pontualidade, uso de tecnologia como o aplicativo ‘Busão na Mão’ e bilhetagem eletrônica. O preço da tarifa também será avaliado.
A pesquisa está sendo aplicada pelos acadêmicos da Universidade, todos identificados com crachás, em horários pré-definidos.
As entrevistas estão realizadas no Terminal Urbano Luiz Grando e também durante os deslocamentos, abordando o passageiro dentro dos ônibus.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes