Idec faz relação de cidades que vão dar gratuidades nos ônibus no domingo de eleições, 02 de outubro de 2022
Publicado em: 29 de setembro de 2022

Em alguns casos, ocorreu determinação judicial para os benefícios
ADAMO BAZANI
O Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) fez uma relação de cidades cujos ônibus das linhas convencionais serão gratuitos neste domingo de eleições, 02 de outubro de 2022.
A maior parte das cidades concederá o benefício espontaneamente, mas em outras, foram necessárias determinações judiciais, para as quais, cabem recursos.
Um dos casos que chamaram a atenção, como mostrou o Diário do Transporte, foi de Porto Alegre, que tinha a gratuidade no dia de votação desde 1995, suspendeu neste ano, mas diante da repercussão negativa, voltou atrás e terá ônibus sem cobrança de passagens.
Relembre:
Além de Porto Alegre, outras capitais figuram na relação, como Manaus, Curitiba e Rio de Janeiro.
A lista pode passar por atualizações até domingo.
As formas como serão aplicadas as gratuidades variam de acordo com cada cidade.
Algumas limitarão os horários e outras vão conceder o benefício durante todo o domingo.
Em nota, o Idec diz que vê como positivas as atitudes das prefeituras que optaram por conceder as gratuidades nos ônibus no dia das eleições.
O Idec vê de forma positiva cada cidade que anuncia passe livre no transporte no dia da eleição. Dados provam que a tarifa cara é uma barreira para as pessoas acessarem seus direitos, seja ao voto ou à educação, saúde, trabalho, lazer etc. Com essa medida, as prefeituras chamam a atenção para a urgência do problema e mostram que é viável abolir a cobrança por um dia. Junto com outras organizações e em diálogo com o governo federal, o Idec tem buscado caminhos para ampliar o financiamento do transporte público nas cidades e baratear as tarifas. No que depender do Instituto, essa será uma pauta prioritária do próximo presidente.
Veja a relação:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Se fosse aqui no estado de São Paulo (incluindo a Capital)…
Houve alteração! No Rio de Janeiro não será mais necessária a apresentação do título
Uma pergunta, o poder público municipal que está concedendo a isenção da tarifa, custeará essa gratuidade ?
Ou caberá as empresas operadoras assumirem esse custo ?
Se o Ministro Barroso do STF determinou que a operação dos sistemas de transportes no domingo, dia das eleições seja normal, o que vale ?
A decisão do STF ou a decisão do executivo municipal ?