Prefeitura do Rio apresenta novo modelo de ônibus que será utilizado na operação do sistema BRT
Publicado em: 27 de setembro de 2022

Veículo articulado Marcopolo/Volvo tem identidade visual redefinida nas cores amarela e prata
ALEXANDRE PELEGI
A prefeitura do Rio de Janeiro apresentou na manhã desta quarta-feira, 27 de setembro de 2022, o novo modelo de ônibus que fará a operação do sistema BRT.
Estavam presentes à solenidade o prefeito do Rio, Eduardo Paes, a secretária de Transportes, Maína Celidonio, e a presidente da Mobi-Rio, Claudia Secin.
O novo ônibus articulado, com identidade visual redefinida nas cores amarela e prata, foi apresentado na garagem do BTR, em Curicica, na Zona Oeste.
O articulado é da fabricante brasileira Marcopolo, com chassi Volvo e capacidade para até 181 passageiros.
Com tecnologias inovadoras, o veículo traz sistema de próxima parada, com aviso por meio de dispositivos audiovisuais que alertam sobre as próximas estações de desembarque.
O articulado vem munido de ar-condicionado, botão de pânico na cabine do motorista, sistema de comunicação do motorista aos passageiros com microfone instalado na cabine do motorista, aviso sonoro de fechamento das portas de embarque e desembarque e tomadas USB em todas as poltronas.
Além disso, o novo modelo tem circuito fechado de TV que permite ao motorista visualizar as imagens das câmeras internas do veículo.
O novo BRT é composto por painel que mostra a velocidade do veículo, cabine segredada para o motorista, câmera de marcha à ré e sistema de iluminação diferenciada, com cromoterapia no interior do veículo.
Eduardo Paes fez um apelo aos usuários para que tenham cuidado e carinho com os novos ônibus, porque os veículos foram comprados com dinheiro dos impostos e danificá-los significa danificar o próprio bolso.
Paes garantiu que na primeira semana de dezembro o Rio de Janeiro deverá ter o número suficiente para reinaugurar a Transolímpica. “Depois, no fim de janeiro e início de fevereiro, mais ônibus novos para a Transcarioca, já com todas as estações reformadas. A última a receber os modelos novos será a Transoeste, por conta das obras do piso. Nela, os passageiros vão ter mais ofertas de ônibus no primeiro semestre de 2023, mas ainda operando com os antigos. Esperamos que, assim, a população volte a o serviço adequado e viagem com conforto”, afirmou Paes.
A Secretaria de Transportes (SMTR) realizou licitações em abril e maio de 2022 para a aquisição de 291 novos veículos para o sistema, sendo 220 articulados e 71 ônibus do tipo padron.
Os novos veículos serão entregues entre outubro deste ano e março de 2023.
A Prefeitura ainda vai licitar este ano mais 270 articulados, com previsão de entrega entre outubro de 2023 e março de 2024.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Pra que botar ônibus pra esses tranqueiras carioca lixo destrói as portas que ande sem ..morreu um a menos quem procura acha
Ninguém pediu sua opinião