Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) realiza terceira explosão para ampliar abertura de futuro túnel

Foto: Divulgação/Prefeitura de Ribeirão Preto

Nos próximos dias mais explosões serão feitas

ARTHUR FERRARI

Em Ribeirão Preto (SP), a sequência de detonações para implantação da rampa de saída Sul do túnel, que permitirá a ligação direta entre as avenidas Independência e Presidente Vargas, teve sua terceira ação na quinta-feira, 4 de agosto de 2022. As outras explosões aconteceram nos dias 28 de julho e 2 de agosto, como mostrou o Diário do Transporte.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2022/07/29/ribeirao-preto-sp-abre-novo-trecho-de-tunel-para-melhorar-trajeto-de-corredores-de-onibus/

O prefeito Duarte Nogueira, que acompanhou a ação, explica que “A detonação é mais um elemento de engenharia que vai permitir o alinhamento da rampa Sul. Temos rocha no caminho da obra e, para fazer a rampa adequadamente, temos que tirar esse maciço rochoso.”

De acordo com a prefeitura, a terceira detonação teve uma carga aproximada de 120 quilos de dinamite, dividida em 25 furos, com média de 3 metros de profundidade e cerca de 4,8 quilos de explosivo cada.

“A empresa está fazendo um cronograma bem justo para que a gente possa, no início de setembro do ano que vem, entregar a obra à população de Ribeirão Preto”, ressalta o secretário de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro.

A primeira detonação foi realizada em outubro de 2020, e aconteceu onde será implantada a alça de acesso do túnel, próximo à avenida Independência.

A obra, que pertence ao Programa Ribeirão Mobilidade terá investimento total de R$ 30.068.952,06, e acabará em um túnel de 381 metros de extensão, sendo 178 fechados e 203 de rampas de acesso, com 7,5 metros de largura e cinco de altura, contando com iluminação, duas claraboias de ventilação, sistema de combate a incêndio, drenagem de águas da chuva com três bombas hidráulicas para retirada da água capazes de bombear 34,6 litros por segundo, caixa de detenção de 300 metros cúbicos e passarela de segurança com pouco mais de um metro de largura.

Ainda segundo a prefeitura, o acesso ao túnel será pela avenida Independência com a rua Bernardino de Campos, passando por baixo da Praça Salvador Spadoni e terminando na avenida Presidente Vargas, entre as ruas João Penteado e Eliseu Guilherme, o que criará um fluxo livre com semáforos apenas na parte externa do túnel.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta