VLPs começam a operar na Linha Verde de São José dos Campos (SP) em fase de testes

Foto: Divulgação Prefeitura de São José dos Campos

A etapa experimental já permite integrar de maneira oficial os veículos ao sistema do transporte público

WILLIAN MOREIRA

A Prefeitura de São José dos Campos (SP) anunciou que desde o último domingo, 31 de julho de 2022, os VLPs (Veículos Leves sobre Pneus) começaram a operar no transporte público de maneira experimental.

Estes ônibus estão circulando na Linha Verde, corredor sustentável  construído exclusivamente para este tipo de veículo, visando maior preservação do Meio Ambiente.

Na primeira etapa as viagens vão ligar o Jardim Satélite ao Campo dos Alemães, na região sul da cidade, com oito estações, prevendo a ligação com outras linhas do sistema.

O trajeto passa pela estação Sul, passando pelas estações Eldorado, Vale do Sol, Jardim Morumbi, Jardim Oriente, Jardim América e Estação Dutra. A viagem de retorno sairá da estação Dutra, passando pelas estações Satélite, Jardim América, Oriente, Morumbi, Vale do Sol e Eldorado até retornar à estação Sul.

O atendimento é das 6h30 até 17h30, com saídas da estação Sul a cada 15 minutos e os embarques e desembarques são permitidos apenas nas estações.

Para efetuar o pagamento do embarque no VLP, o passageiro precisa possuir o cartão eletrônico, o mesmo utilizado no transporte público municipal, já que o sistema não possui cobradores ou catracas, mas assegura a integração.

Os veículos do sistema VLP tem 22 metros de comprimento e capacidade para transportar 168 passageiros, inclusive com espaço destinado aos cadeirantes.

Além de contar com poltronas estofadas com apoio de cabeça e conectividade por meio de entradas USB, além de monitores instalados no teto, rádio e alto falantes, os ônibus possuem um sistema UV-C de desinfecção do ar instalado no ar condicionado.

Atualmente a cidade possui doze veículos articulados totalmente elétricos.

Quem não possuir o cartão eletrônico pode solicitar a primeira via gratuitamente na sede do Consórcio 123, na Rua Rui Barbosa, 15, centro da cidade, levando um documento com foto.

Willian Moreira para o Diário do Transporte

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading