Guarulhos (SP) capacita profissionais do transporte escolar para atender pessoas com deficiência

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarulhos

Curso de formação preparou 30 motoristas e monitores

ARTHUR FERRARI

A Prefeitura de Guarulhos (SP) promoveu, na última semana, o curso de formação no atendimento de pessoas com deficiência para 30 motoristas e monitores do transporte escolar na sede da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão, no Macedo. Na semana seguinte, outros 150 profissionais inscritos também assistiram às aulas.

Como estabelece a lei municipal 6.768/2010, o curso, que tem duração de quatro horas, é obrigatório para os que pretendem trabalhar na área. De acordo com a educadora de trânsito e professora Fernanda Oliveira Nascimento, o objetivo é sensibilizar os profissionais e compartilhar um conjunto de técnicas e abordagens para o transporte seguro desses estudantes.

Segundo a prefeitura, os participantes, divididos em dois horários, passaram por uma aula teórica sobre a terminologia correta, tipos de deficiências, métodos de transporte seguro e postura do condutor, e de olhos vendados, vivenciaram as situações do dia a dia enfrentadas pelas pessoas com deficiência visual e cadeirantes durante uma caminhada na calçada e em um curto passeio de ônibus, em parceria com a empresa Campos dos Ouros, tendo também a oportunidade de verificar o uso da plataforma elevatória para entrada no veículo.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta