Pintura “retrô” também é forma de homenagear motoristas, diz Viação Garcia

Empresa já está com duas unidades circulando cuja identidade visual remete ao padrão dos anos 1990

ADAMO BAZANI

Os ônibus novos da Viação Garcia com pintura “retrô” que remetem ao padrão que a empresa usava nos anos 1990 já não são mais novidades para quem acompanha o setor de transportes.

Operando desde 20 de julho de forma comercial, já foram fotografados à exaustão e até mesmo houve vazamento de fotos de dentro da fábrica de carrocerias Marcopolo.

Mas, nesta segunda-feira, 25 de julho de 2022, Dia do Motorista, a Viação Garcia soltou nota dizendo que a pintura histórica também é uma forma de homenagear os condutores de mais tempo de casa e que viveram a época em que a frota recebia o padrão visual, considerado simples e harmonioso.

Segundo a nota, quem já dirigiu um ônibus destes nos anos da década de 1990 foi Irineu Alves dos Santos, o motorista em atividade mais antigo da empresa, contratado em 1987. São 35 anos na estrada, período em que os ônibus mudaram muito, ele se recorda.

“Hoje são muito mais fáceis de conduzir, após as reciclagens e treinamentos que fazemos sempre”, afirma Irineu, que atua na filial de Cambará. “No início, os ônibus não tinham ar condicionado e o motor ficava

“Se começasse agora eu seria motorista novamente, e da Viação Garcia, onde construí minha carreira. Amo o que faço. Já até consegui minha aposentadoria, mas não penso em deixar o trabalho”, complementa.

PINTURA ANTIGA, MODELO NOVO:

Segundo a Garcia, de retrô, os dois ônibus são do modelo Paradiso G8 1800 DD, da Marcopolo, equipados com chassi Mercedes-Benz 8×2 (quatro eixos).

Como nos demais ônibus da geração G8 (Oitava Geração), ambos os veículos contam com sistemas de segurança como para frenagem automática e de emergência; auxílio na condução de percursos em curvas; análise de objetos até 200 metros, alarme no caso de saída involuntária da faixa de condução; controle eletrônico de estabilidade, entre outros que tornam a condução a mais segura.

No piso superior, os ônibus oferecem o serviço “leito plus”, com poltronas individuais de couro com 160° de reclinação, apoio mais largo para as pernas e suporte regulável na estatura do passageiro e água mineral gelada. Contam também com cortinas de separação entre as poltronas para maior segurança sanitária e privacidade dos passageiros e dispõem ainda de TV/DVD, Wi-fi 4G, plataforma de entretenimento com filmes e músicas, PlayOn e tomadas.

No piso inferior, o as poltronas de couro transformam-se em verdadeiras camas, reclináveis em 180°. Um “Kit Conforto” inclui mantas e travesseiros com o padrão da rede de hotéis Bourbon. Wi-fi 4G e tomadas individuais. A plataforma de entretenimento on demand, PlayOn, disponível para smartphones, tablets e notebooks, atende a preferência de cada um. Com ar-condicionado de alta tecnologia, a temperatura se mantém em um nível ideal. Há serviço de bordo com água, sucos, refrigerantes e petiscos disponíveis. Cortinas de separação entre as poltronas garantem a privacidade e segurança dos passageiros.

Estes ônibus operam nas ligações entre Londrina, Maringá, Guaíra, Umuarama, Dourados e Cianorte a São Paulo.

A Garcia diz que hoje possui juntamente com a Brasil Sul 1.069 motoristas, dos quais 616 na Viação Garcia, 185 na Brasil Sul, 262 na Londrisul e 6 na Princesa do Ivaí.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Dalcimo gouveia da silva disse:

    Eu sou um adimirador e muito fam da empresa garcia e adimiro muito o presidente e os diretores desta empresa e quero parabenizalos a direçao e todos os colaboradores pela qualidade dos serviços prestados a todos os usuarios com o respeito a educação e dedicação que tem com todos desde os motoristas até a direçao, por isso o susseço e o orgulo de existir uma empresa com este porte em nosso país, parabenz a todos. Eu digo isso porque eu tenho um irmão de criação que trabalhou durante anos na fazenda do senhor celso garcia, e foi tratado com o maior respeito e consideraçao durante anos ! Eu moro em belo horizonte mg. a 41 anos e pra mim até hoje e um orgulho poder lembrar da empresa Garcia !

  2. João Assis disse:

    Já trabalhei nesta empresa em 1972 , ótimo empresa onde os funcionários são valorizado , sou da época Sr fundador Celso Garcia tive o prazer de conhecê-lo grande homem ele e seus filhos o Fernando e o João muitas saudades.

  3. Mateus Santos disse:

    A viação Garcia deixou os estatuto do idoso do lado eu tenho 72 anos fui comprar passagem não me concederam nem 25 porcentos comprando antecipadas nem 50 porcentos que tenho direito eu preciso de resposta porque?

  4. Sandra disse:

    Era boa de se trabalhar,hoje em dia não mais ,gestares horríveis ,os mais velhos de casa tratam os mais novos como lixo ,pedi meu desligamento antes de terminar minha experiência!😞

  5. Ildomar da Silva Ribeiro disse:

    Vivi minha infância toda e cresci vendo o crescimento dessa empresa, meu sogro trabalhou por muitos anos na Garcia, Afrânio (in-memoria) uma grande história.

Deixe uma resposta