CPTM fecha compra de 160 câmeras corporais de segurança por R$ 420 mil

Segurança do Metrô de SP utiliza 'Body Cam'

Equipamentos serão utilizados em operações especiais efetuadas em situações ou ocorrências que requeiram imagens diurnas e noturnas nas dependências da Companhia

ALEXANDRE PELEGI

A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos fechou contrato para a aquisição de câmeras de segurança que serão acopladas aos uniformes dos agentes.

O objetivo é aprimorar o atendimento, além da prevenção e coibição de ocorrências públicas.

Esse tipo de equipamento, também chamado de BodyCam, já é utilizado por agentes do Metrô de SP e da ViaQuatro e ViaMobilidades, nas linhas 4 e 5 respectivamente.

Nesta quinta-feira, 21 de julho de 2022, a Companhia publicou o resultado de licitação realizada em 13 de junho passado. Feito na modalidade Pregão Eletrônico, o certame foi vencido pela empresa Conectados Security Comércio de Eletroeletrônicos Eireli, que oferecer o valor de R$ 421.635,70.

De acordo com informações da Companhia de quando do lançamento do Pregão, serão adquiridas 160 câmeras e 12 estações para o download de imagens. “O orçamento, conforme previsto em edital, é sigiloso nesta fase do processo, a fim de incentivar a disputa entre os licitantes”, diz a CPTM ,citando a legislação vigente e o Regulamento de Licitações da estatal.

O uso será destinado exclusivamente às equipes de segurança próprias da CPTM“, informa a nota oficial.

O equipamento unido ao corpo do agente permite registrar todas as abordagens, fiscalizações, buscas, varreduras, acidentes e demais interações com o público são registradas.

A depender do equipamento, o agente de segurança pode ter sua posição rastreada e informada com exatidão a outras equipes em casos de necessidade de reforço.

A estação (dock) individual é utilizada para alimentação da câmera e conexão com o computador.

De acordo com o Edital, este é o equipamento a ser fornecido:

1º- 10 (dez) unidades da Câmera Corporal de Segurança com 4G incorporado, e todos os acessórios e softwares necessários para o perfeito funcionamento do sistema

2º- 02 (duas) unidades do Docking station para câmera corporal de segurança com 4G e todos os acessórios e softwares  necessários para o perfeito funcionamento do sistema

3º – 150 (cento e cinquenta) unidades da Câmera Corporal de Segurança, e todos os acessórios e softwares necessários para o perfeito funcionamento do sistema

4º- 10 (dez) unidades do Docking station para câmera corporal de segurança e todos os acessórios e softwares necessários para o perfeito funcionamento do sistema.

“Estes equipamentos serão utilizados em operações especiais efetuadas por equipes registradas e habilitadas da Gerência de Segurança, em situações ou ocorrências notáveis que requeiram imagens diurnas e noturnas, nas dependências da CPTM”, diz o Edital.

O prazo de entrega deverá ser de 60 após a assinatura do contrato, o que ocorreu na segunda-feira, 18 de julho.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

 

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta