Novo sistema de controle de trens (CBTC) entra em operação integral neste sábado (16) e domingo (17) na Linha 1-Azul

No domingo retrasado, testes resultaram em problemas para os passageiros

ADAMO BAZANI

O Metrô de São Paulo informou na tarde desta sexta-feira, 15 de julho de 2022, que entra em operação de forma integral neste sábado (16) e domingo (17), um novo sistema de controle e sinalização de trens na linha 1-Azul (Jabaquara/Tucuruvi) chamado CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicação).

Segundo a companhia, será o primeiro fim de semana cheio que esta tecnologia será implantada na linha.

O sistema CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicação) permite melhor regularidade na circulação dos trens. Com ele, é possível diminuir de forma segura a distância entre as composições reduzindo o intervalo entre elas, graças à circulação de mais composições simultaneamente. Esse sistema já foi implantado na Linha 2-Verde e está sendo instalado também na 3-Vermelha. Já a Linha 15-Prata já foi construída com essa nova tecnologia.   – diz a empresa, em nota.

Como mostrou o Diário do Transporte, no 03 de julho de 2022, um domingo, testes da tecnologia já com usuários sendo transportados ocasionaram problemas.

Entre os problemas, portas abrindo e fechando em poucos segundos, trens parando em posição errada nas plataformas, portas abrindo do lado errado (o que é chamado de APLOP – Abertura de Portas Lado Oposto da Plataforma) e até um “passeio” que passageiros foram obrigados a dar no pátio porque a composição não parou no fim da linha.

De acordo com o Sindicato dos Metroviários de São Paulo, parte dos funcionários não foi comunicada.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2022/07/05/testes-de-cbtc-controle-de-trens-na-linha-1-azul-do-metro-geram-transtornos-relatam-passageiros-e-sindicato-dos-metroviarios/

O presidente do Metrô de São Paulo, Silvani Alves Pereira, disse que todos os testes foram feitos com critérios técnicos e com preocupação em relação à segurança.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2022/07/07/entrevista-presidente-do-metro-de-sao-paulo-explica-o-porque-de-problemas-na-implantacao-do-cbtc-na-linha-1-azul/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta