Novo sistema de controle de trens (CBTC) entra em operação integral neste sábado (16) e domingo (17) na Linha 1-Azul
Publicado em: 15 de julho de 2022

No domingo retrasado, testes resultaram em problemas para os passageiros
ADAMO BAZANI
O Metrô de São Paulo informou na tarde desta sexta-feira, 15 de julho de 2022, que entra em operação de forma integral neste sábado (16) e domingo (17), um novo sistema de controle e sinalização de trens na linha 1-Azul (Jabaquara/Tucuruvi) chamado CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicação).
Segundo a companhia, será o primeiro fim de semana cheio que esta tecnologia será implantada na linha.
O sistema CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicação) permite melhor regularidade na circulação dos trens. Com ele, é possível diminuir de forma segura a distância entre as composições reduzindo o intervalo entre elas, graças à circulação de mais composições simultaneamente. Esse sistema já foi implantado na Linha 2-Verde e está sendo instalado também na 3-Vermelha. Já a Linha 15-Prata já foi construída com essa nova tecnologia. – diz a empresa, em nota.
Como mostrou o Diário do Transporte, no 03 de julho de 2022, um domingo, testes da tecnologia já com usuários sendo transportados ocasionaram problemas.
Entre os problemas, portas abrindo e fechando em poucos segundos, trens parando em posição errada nas plataformas, portas abrindo do lado errado (o que é chamado de APLOP – Abertura de Portas Lado Oposto da Plataforma) e até um “passeio” que passageiros foram obrigados a dar no pátio porque a composição não parou no fim da linha.
De acordo com o Sindicato dos Metroviários de São Paulo, parte dos funcionários não foi comunicada.
Relembre:
O presidente do Metrô de São Paulo, Silvani Alves Pereira, disse que todos os testes foram feitos com critérios técnicos e com preocupação em relação à segurança.
Relembre:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes