Grupo GBS amplia participação de mulheres nos postos de trabalho em suas empresas

Rosângela Rodrigues de Souza atua como motorista e faz parte da expansão do quadro feminino no setor. Foto: Divulgação

O público feminino já é presença em vagas como de motorista, mecânica e manobrista

WILLIAN MOREIRA

O Grupo GBS (Garcia Brasil-Sul), constituído pelas empresas Viação Garcia, Brasil Sul, Londrisul e Princesa do Ivaí, está ampliando a participação de mulheres em postos de trabalho majoritariamente ocupado por homens.

Em vagas como motoristas de ônibus, manobristas, mecânicas, eletricistas, agora já se encontra também o público feminino.

Adoro ser motorista de ônibus. Aprendi a dirigir na Viação Garcia, onde estou há 11 anos. Comecei como manobrista e estou há seis anos como motorista”, conta Rosangela Rodrigues de Souza, de 44 anos. Ela acrescenta que ainda percebe algumas reações de espanto de passageiros quando veem uma mulher ao volante. “Mas a maioria aprova e dá todo apoio”, diz .

A ação na visão do grupo empresarial demonstra a valorização da mulher no mercado de trabalho, dando oportunidade para ocuparem vagas que antes era mais difícil de ser visto ou alcançado.

Daiana Faustino Bitencourt, que atualmente dirige ônibus do transporte público pela Londrisul, projeta se aposentar cumprindo a importante tarefa diária.

Quero me aposentar fazendo isso”, revela, dizendo que já atuou como vendedora de shopping e dirigiu caminhão, mas afirma que o que gosta mesmo é de atuar no transporte de passageiros.

Já Raiany Monteiro Dias Ribeiro mesmo estando distante do volante, é a primeira mulher do grupo a compor a turma na área da mecatrônica na condição de aprendiz, fruto de uma parceira com o Programa de Aprendizagem Profissional do Serviço Social do Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT).

Na oficina elétrica da Viação Garcia e da Brasil Sul também tem mulheres presentes, como Isabella Cipolla de Lima, que atua também como aprendiz no setor de manutenção e que já projeta realizar um curso na área de engenharia.

O Grupo tem como intenção ampliar o quadro dessas colaboras em diferentes funções, estando com as portas abertas para receber currículos e candidaturas.

As trabalhadoras têm ótimo desempenho e são muito bem-vindas em todas as funções”, diz Benedito Alves Rogate, gerente de Recursos Humanos do Grupo GBS.

Quem estiver interessada em trabalhar na Viação Garcia Brasil Sul e Londrisul pode cadastrar o seu currículos neste endereço: https://www.viacaogarcia.com.br/trabalhe-conosco.html

Willian Moreira para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta