VÍDEOS: Prefeitura de São Paulo descumpre prazo das obras de revitalização de túnel para pedestres na Lapa sob linhas de trem

Liberação foi prometida para 09 de julho; Passagem é de importância elevada para pedestres que passam por baixo da via férrea das linhas 7-Rubi e 8-Diamante

ADAMO BAZANI/WILLIAN MOREIRA

A previsão era de entrega no último sábado 09 de julho de 2022, mas o prazo foi descumprido, com 60 dias de intervenção, mas a promessa foi descumprida.

Tratam-se das obras de recuperação e revitalização da passagem subterrânea para pedestres que liga as ruas Doze de Outubro e William Spears no bairro da Lapa, na zona Oeste da capital paulista, na região da estação da Lapa.

A estrutura passa sob as linhas 7-Rubi e 8-Diamante de trens metropolitanos e ajuda muito os passageiros. Claro, se tivesse funcionando.

Imagens obtidas pelo Diário do Transporte mostram que muito trabalho ainda precisa ser feito no local, que está fechado desde 9 de maio deste ano.

Nos vídeos, é possível notar o acúmulo de água dentro do túnel, material de obra por todos os lados, inclusive nas escadas e uma escuridão enorme, já que as luminárias não foram colocadas.

Uma cena próxima do abandono.

O local conhecido também como “Toca da Onça”, tinha previsão, segundo publicação da SubPrefeitura da Lapa, de receber adequações no sistema de drenagem, reforma do piso e acessibilidade, manutenção da elétrica e pintura.

Nada foi concluído.

Na postagem da subprefeitura da Lapa, a mesma que prometia a entrega em 09 de julho, vários moradores destacavam a importância da estrutura.

No Facebook  da subprefeitura, moradores reclamaram do atraso e destacaram que sem o túnel, há riscos para os usuários

 

View this post on Instagram

A post shared by Subprefeitura Lapa (@sublapa)

O Diário do Transporte procurou a prefeitura e subprefeitura da Lapa em 11 de julho de 2022. às 11h09
A resposta veio no dia 12 de julho de 2022, por volta de 13h.

A administração municipal admite o atraso, e deu outra data agora para a conclusão das obras. Em vez de 09 de julho de 2022, a entrega agora ficou para até 29 de julho de 2022, 20 dias após a promessa inicial

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura Lapa, informa que a obra na passagem subterrânea na Rua 12 de Outubro foi postergada após solicitação de aditamento do contrato por mais 30 dias. A nova previsão de entrega é para 29 de julho de 2022, por conta do atraso na entrega dos materiais de construção e equipamentos, como o elevador para pedestres previsto para ser instalado no local. Não houve aumento de custos, mantendo-se o valor total da obra, conforme publicado no Diário Oficial, de R$ 527.788,64.

A administração regional informa também que uma equipe de limpeza será encaminhada ao local ainda hoje (12) para remover o entulho descartado no espaço

 

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Regina Ribeiro calado arruda disse:

    Boa noite que essa obra seja feita o mais rápido possível a população precisa usar que os alagamentos no túnel acabem de uma vez por todas

  2. Lucas Nogueira disse:

    Pois é! o túnel ainda se encontra fechado e os pedestres sendo obrigados a passar pelas escadas que não comportam todo mundo e por vezes causam até algumas discussões devido o desrespeito de algumas pessoas querendo furar fila.

Deixe uma resposta