Trem da linha 9 pega fogo, mas para a ViaMobilidade isso é operação normal, pelo menos nos canais oficiais

Problema que assustou e prejudicou passageiros foi na estação Berrini por volta das 5h30 desta terça (12)

ADAMO BAZANI

Colaborou Willian Moreira

Você abre um aplicativo ou site de uma empresa de trens e vê lá “Operações Normais”.

Aí você sai para o trabalho, entra na estação e vê um trem pegando fogo. É isso que o passageiro da ViaMobilidade enfrenta: um canal oficial que mente ou, para a concessionária dos Grupos Ruas e CCR, um trem pegar fogo é operação normal.

Por volta das 5h30 desta terça-feira, 12 de julho de 2022, um trem pegou fogo na região dos rodeiros, na estação Berrini da linha 9-Esmeralda sob operação da ViaMobilidade desde 27 de janeiro de 2022.

Passageiros foram prejudicados com a paralisação momentânea dos serviços e se assustaram com as chamas e o cheiro de queimado.

Ninguém se feriu.

Na época da Maria Fumaça, seria possível esconder um problema, mas em tempo de redes sociais não dá, e passageiros registraram o problema.

Nem um ameno “falha em trem” foi informado, nem precisava colocar: nosso trem pegou fogo, mas ao menos o passageiro se programaria.

O Diário do Transporte pediu um posicionamento da ViaMobilidade, que disse, em nota que foi verificada fumaça na caixa de roda, mas as imagens deixam claro que não era só fumaça, tinha fogo mesmo.

A linha 9-Esmeralda opera normalmente. Às 5h35, foi detectada a presença de fumaça sob a caixa de um trem que precisou ser esvaziado na estação Berrini e recolhido para o pátio de manutenção.

Em resposta ao questionamento do Diário do Transporte, a ViaMobilidade informou que a causa do incêndio foi o travamento de um rodeiro do trem (conjunto de rodas/eixo) que gerou a “fumaça” percebida pelos passageiros

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

 

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Luís Alves disse:

    São tantos e inúmeros as falhas e problemas causados por essa privatização que antes de findar o primeiro biênio da via mobilidade ainda teremos uma tragédia…

  2. Ewerton Silva disse:

    O governo só vai tomar uma providência quando acontecer o pior. Infelizmente, trem não é metrô. A CCR-MOBILIDADE, ou IMOBILIDADE, tá brincando de ferrorama, vai dá m… Aguardem!!

  3. Santos Oliveira disse:

    Se não sabe o que é o processo de privatização, é melhor ficar calado. Pegaram trens emprestado da CPTM que foram remanejado de outras linhas, trens esses com manutenção vencidas. Imagina você hoje hoje indo comprar um carro semi-novo, mas que o antigo dono não fazia as devidas manutenções em dia, uma hora vai quebrar, agora se você compra um carro 0km a história é outra.

  4. Justin silv disse:

    Infelizmente me decepcionei muito com nova concessionária pois fiquei muito feliz quando assumiu o posto
    Mas hoje só tristeza não com as falhas grandes porque não entendo o que está acontecendo. Mas nos pequenos detalhes como escadas rolantes quando não está parada está funcionando com as duas para o mesmo sentido
    Banheiros a maioria em manutenção melhor ter continuado com a cptm pelo menos não fez promessas

  5. Marcelo disse:

    Reportagem tendenciosa…

    Como usuário já vi diversas vezes composições parando por problemas, várias vezes fiquei no meio do caminho, até mesmo já vi pegar fogo por rodeiro travado e nada era “privatizado” ainda.

    Vamos dar tempo ao tempo e aí sim vamos comparar.

    Se estiver ruim, meta o pau. Mas se estiver bom, quero ver falar bem TB.

    1. diariodotransporte disse:

      Comentário tendencioso

      Então tem de aceitar essa situação?

      Não concedeu pra melhorar?

      Leitor – Torcedor?

  6. Andy Letto disse:

    Tem que parar de fazer tempestade em copo de água, a frenagem gera faíscas e se tiver algum resíduo inflamável óbvio que gera fogo.. Nós ônibus antigamente no centro de SP sempre acontecia isso nem só por isso tinha tanto Mimimi, povo fresco, vai postar algo de vantajoso para todos parem de criar besteiras.

    1. diariodotransporte disse:

      Prejudicou a operação

  7. Marley disse:

    Tá um caos, saio do trabalho todos os dias as 23:30 e pego o trem na Berrini, sempre uma incerteza se vou conseguir chegar em casa, todo dia um horário diferente, um descaso, um absurdo…

  8. Gilson Gustavo disse:

    Aprendam a votar, a direita não representam o povo pobre trabalhador, acorda São Paulo, acorda Brasil, tudo isso é reflexo de uma política de direita que desgoverna o Brasil a anos !

  9. Bruno disse:

    Engraçado que na CPTM na semana passada teve dois trens com o mesmo problema , e nada de ser noticiado aqui , agora que a concessionária está nos seus primeiros 7 meses de operação , com trens que manutenção vencida , cheio de problemas deixada pela CPTM o povo quer que num estalar de dedos esteja tudo as mil maravilhas , até mato alto na via permanente a CPTM deixou .banheiros todos quebrados , elevadores fodidos , a CPTM ficou 30 anos e não conseguiu entregar nem um sistema de sinalização novo , agora em 7 meses de operação ainda é muito cedo para se julgar ….

Deixe uma resposta