Eletromobilidade

Grupo Volvo Venture Capital faz investimento estratégico na Optibus para avançar na eletrificação de ônibus e na digitalização da indústria

O investimento apoia a infraestrutura de software estratégico para alcançar operações de ônibus digitais sustentáveis

ALEXANDRE PELEGI

O Volvo Group Venture Capital anunciou no dia 5 de julho de 2022 um investimento estratégico na Optibus, plataforma de software, nativa da nuvem e de ponta a ponta, para programação e planejamento das operações do transporte público.

O investimento tem como principal objetivo avançar na eletrificação de ônibus e na digitalização do setor de transporte público, enfatizando o compromisso compartilhado por ambas as empresas com frotas de ônibus sustentáveis e operações de transporte mais eficientes.

Além disso, o aporte reforça a escalabilidade do produto da Optibus, que no mês de maio se tornou a primeira empresa unicórnio dedicada ao transporte público – unicórnios são empresas com valor de mercado superior a US$ 1 bilhão. Relembre: Optibus torna-se o primeiro unicórnio do transporte público

O transporte público sustentável e de alta qualidade só pode ser alcançado por meio da digitalização em todo o setor e da eletrificação dos veículos, defende a Optibus. No entanto, as ferramentas de planejamento manuais e antigos sistemas legados ainda são comuns em todo o mundo, assim como as frotas elétricas também não são maioria nas empresas de ônibus. Porém, a tendência é que este cenário mude rapidamente dentro de alguns anos. Atualmente, os ônibus elétricos capturaram cerca de 20% do mercado de ônibus urbanos na Europa, 2% nos EUA, e ainda dão os primeiros passos no Brasil, que possui frota nacional concentrada em São Paulo e Campinas. Apesar disso, a tecnologia tem potencial gigantesco de aplicação no país.

O mercado de ônibus está se transformando devido à digitalização, eletrificação e mudanças nos modelos de negócios. Soluções de software avançadas são fundamentais para que as cidades e os operadores de ônibus aproveitem os desenvolvimentos do mercado.

Em comunicação relevante ao mercado, Optibus e Grupo Volvo informaram que colaborarão para criar aprendizados estratégicos mútuos e oportunidades de crescimento.

A Diretora de Investimentos do Grupo Volvo Venture Capital Christina Brinck, afirmou que a Optibus oferece uma solução SaaS escalável e dobrou sua receita ano após ano. “Estamos impressionados com os fundadores, a cultura da equipe e as conquistas da empresa. Acreditamos que o Grupo Volvo pode agregar valor estratégico considerável ao desenvolvimento contínuo do negócio”, afirma Brinck.

Na mesma direção, a presidente da Volvo Busesm, Anna Westerberg, garantiu que a colaboração com a Optibus “contribuirá para nossos esforços para apoiar os clientes com soluções de transporte mais eficientes e sustentáveis”.

Usando algoritmos de otimização, inteligência artificial e computação em nuvem, a Optibus desenvolve e fornece uma plataforma de software centralizada para digitalizar e otimizar os processos de trabalho envolvidos no planejamento e gerenciamento do transporte público.

O software agiliza as operações comerciais, melhora os serviços aos passageiros e oferece suporte a uma transição suave para frotas de ônibus 100% elétricos.

A startup, com sede em Tel Aviv, Israel, apresenta um forte crescimento de negócios; sua receita dobrou ano após ano, sua avaliação subiu para US$ 1,3 bilhão no mês passado e o número de cidades que usam o Optibus mais que dobrou no ano passado, crescendo para 1.000 cidades em 26 países da América do Norte e do Sul, Europa e Ásia Pacífico.

CEO e cofundador da Optibus, Amos Haggiag celebrou a parceria: “Estamos honrados em receber esse investimento estratégico da Volvo para permitir operações de transporte público mais verdes e eficientes por meio de uma melhor infraestrutura de software. Entre a Volvo, como OEM (Original Equipment Manufacturer) global com décadas de experiência na indústria automobilística, e a Optibus, como uma empresa SaaS ágil e de rápido crescimento, esse relacionamento estimula a sinergia necessária para avançar na digitalização e frotas mais sustentáveis”, disse.

SAIBA MAIS:

Sobre o Grupo Volvo – O Grupo Volvo impulsiona o desenvolvimento da indústria por meio de soluções de transporte e infraestrutura, oferecendo caminhões, ônibus, equipamentos de construção, soluções de energia para aplicações marítimas e industriais, financiamento e serviços que aumentam o tempo de atividade e a produtividade de nossos clientes. Fundado em 1927, o Grupo Volvo está comprometido em moldar o cenário futuro de soluções sustentáveis de transporte e infraestrutura. O Grupo Volvo está sediado em Gotemburgo, Suécia, emprega quase 95.000 pessoas e atende clientes em mais de 190 mercados. Em 2021, as vendas líquidas totalizaram 37 bilhões de euros. As ações da Volvo estão listadas na Nasdaq Estocolmo. http://www.volvogroup.com

Sobre o Grupo Volvo Venture Capital – O Volvo Group Venture Capital foi fundado em 1997 e investe em empresas de risco na América do Norte e na Europa. O objetivo é impulsionar a transformação, facilitando a criação de novos serviços e soluções e apoiando colaborações entre startups e o Grupo Volvo. As tendências de mercado que moldam o futuro do transporte e as prioridades estratégicas do Grupo Volvo definem as áreas de foco de investimento: Serviços de Logística, Soluções de Local, Eletrificação e Tecnologia Climática.

Sobre a Optibus – O Optibus é uma solução nativa da nuvem, de ponta a ponta, para planejamento, programação, escala e operações de transporte, alimentada por inteligência artificial (IA) e algoritmos de otimização. Agências e operadores de transporte em mais de 1.000 cidades em todo o mundo confiam na Optibus para aumentar a eficiência e a qualidade do serviço, promover a equidade no transporte, reduzir emissões e custos e modernizar suas operações.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta